3 documentários sobre engenharia escondidos no Netflix

Ouvir, ver, olhar e escutar são formas básicas da aprendizagem. O que se vê e ouve exerce influência sobre o comportamento do estudante. Como o ensino em sua expressão máxima consiste em estimular e dirigir a aprendizagem, aquilo que educando vê e ouve constitui o principal fator determinante da sua capacidade de aprendizagem. Por isso, nada melhor do que aprender assistindo a documentários.

Como os documentários podem ajudar nos estudos

A ideia de educar por vídeos sempre foi relevante. Para diferentes áreas do conhecimento e, neste casa, para os estudantes de engenharia, a indústria do cinema é considerada um poderoso instrumento de educação e de instrução. Pode-se dizer que o cinema possibilita o encontro entre pessoas, amplia o mundo de cada um, mostra na tela o que é familiar e o que é desconhecido e estimula o aprender. O cinema aguça a percepção e torna mais ágil o raciocínio, à medida que, para que o estudante de engenharia apreenda o conteúdo de um filme, é preciso que ele lance mão de seu repertório intelectual, seu conhecimento de mundo para assim, relacionar aos recursos da linguagem cinematográfica.

O uso da tecnologia no ensino-aprendizagem, especialmente para os curso de engenharia possibilita a inovação na prática de ensino e viabiliza a circulação de informações de forma atrativa. O uso dos recursos midiáticos, em especial o vídeo, inegavelmente, possibilita o despertar da criatividade, estimulando a construção de aprendizados múltiplos, em consonância com a exploração da sensibilidade e das emoções dos estudantes e, sobretudo contextualiza conteúdos variados.

3 dicas de documentário sobre engenharia

A Netflix do Brasil já possui um acervo bastante grande com produções mais variadas. De seu conteúdo em documentários, estão aqui 3 dicas imperdíveis de para os estudantes de engenharia.

Grand Designs

A série britânica Grand Designs, produzida pelo Channel 4,  mostra os desafios da execução de projetos ambiciosos, assim como inovações em construções ao redor do mundo. O apresentador Kevin McCloud – que também é designer e escritor – acompanha os projetos do zero, passando por todas as fases construtivas, desde os erros até a construção ficar pronta.

Secrets of Great British

Produzida em 1999 pelo Channel 4, a série documentário tem 160 episódios, divididos em 17 temporadas. A série, apresentada por Kevin McCloud, é um documentário para o curso de engenharia quer mostra  os processos de concepção e construção de casas com qualidades arquitetônicas fenomenais, assim como todo o esforço das famílias para conseguirem realizar estas obras.

Print the Legend

A impressão 3D já está revolucionando a maneira como produzimos alimentos, roupas e produtos relacionados à tecnologia e à construção civil. O documentário Print the Legend, produzido pela própria Netflix, mostra os desafios no surgimento desse novo mercado e as possibilidades impressionantes trazidas pela impressão 3D – alguns se arriscam a dizer que a invenção marca o início da próxima revolução industrial.

NOVA: Ground Zero Supertower

A série NOVA: Ground Zero Supertower produzida pela PBS desde 1974, não é apenas sobre construção civil, pois aborda diversos temas. Entretanto, o episódio “Ground Zero Supertower” é perfeito para essa área, pois fala da construção do prédio que substituiu as torres gêmeas depois do atentado de 11 de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *