CIPA é o foco do treinamento em NR-5

Todas as normas regulamentadoras são muito importantes e sua execução depende da área que a empresa trabalha. Construtoras precisam principalmente das normas que já citamos aqui: NR-10, NR-11, NR-12, NR-33, NR-35 e também a
NR-5, que agora vamos conhecer mais.

 

cipaA NR-5 versa sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a famosa CIPA, que é um instrumento mais do que essencial para a proteção da saúde dos trabalhadores dentro das empresas. Sua existência é obrigatória pelo Ministério do Trabalho e foi criada por ele para diminuir a ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho.

 

Devem constituir a CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento, as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

 

 

Curso IACO

 

A empresa que contrata um treinamento de NR-5 da IACO tem, além de profissionais qualificados para conduzir o curso, materiais didáticos completos e todas as instruções de formação e atuação da CIPA. Os participantes também são orientados sobre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT. Ela é composta por palestras, sorteios e atividades motivacionais com o objetivo de desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 

 

Conheça as outras normas citadas aqui no nosso site especial sobre nossos treinamentos com base nas Normas Regulamentadoras (NRs).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *