NR-33 ensina a trabalhar em espaços confinados com pouca ventilação

Você já trabalhou em um espaço confinado ou conhece algum?

Eles são locais com pouca ventilação e não projetados para ocupação humana contínua, onde todo cuidado é pouco para evitar um acidente.

São, geralmente, tubulações, vasos de pressão, fornos e outros lugares que podem causar afastamentos e lesões permanentes nos ocupantes desses espaços.

Por isso, esses locais exigem conhecimento completo e seguro de como trabalhar neles.

NR-33A IACO oferece o curso da norma regulamentadora NR-33, responsável por regulamentar as operações nos espaços
confinados.

Durante o treinamento, os participantes aprendem a utilizar os equipamentos de segurança necessários para atuar no espaço, os procedimentos e utilização da permissão de entrada e trabalho, como também conhecem noções de resgate, primeiros socorros e salvamento.

Com um trabalhador treinado nessa atividade, a empresa evita a entrada de pessoas não qualificadas em espaços confinados, gerando perdas produtivas e materiais, além de multas e outras punições do Ministério do Trabalho.

Simulador para o o curso da norma regulamentadora NR-33

Na IACO, o aluno tem contato com a norma NR-33 pela teoria e também na prática, utilizando um simulador de espaço confinado que contribui ainda mais para capacitá-lo a identificar esses tipos de espaços e controlar os riscos existentes no local.

Tudo com o acompanhamento dos melhores profissionais do mercado, todos certificados e registrados no Ministério do Trabalho.

Treinamento NR33 na Gerdau

A IACO realiza um mega treinamento para empresa Gerdau da norma NR-33, que regulamenta as atividades em espaços confinados.

Esses locais possuem pouca ventilação e não são projetados para ocupação humana contínua.

São, geralmente, tubulações, vasos de pressão, fornos e outros lugares que podem causar afastamentos e lesões permanentes nos ocupantes desses espaços.

Por tal razão, esses locais exigem um extremo cuidado ao colaborador e conhecimento completo de como utilizá-los com segurança.

É isso o que a IACO transmite aos participantes do curso de espaço confinado.

Com profissionais qualificados e registrados no Ministério do Trabalho, a IACO é referência neste tipo de treinamento de segurança.

A Gerdau confiou o curso de espaço confinado à parceira IACO, consciente de que todos os 100 colaboradores participantes terminarão o treinamento aptos e confiantes para atuarem neste tipo de local limitado.

Técnicas de resgate em locais de espaço confinado podem salvar vidas

O espaço confinado é aquele local de difícil acesso, pouca luz e ventilação e que pode ser bastante apertado para um ser humano.

Muitas vezes é necessário acessar tal local para realizar um trabalho importante e, para isso, todas as precauções devem ser tomadas para que a atividade resulte em sucesso.

Se, por acaso, ocorrer algum incidente ou acidente durante o trabalho, os profissionais e seus colegas devem conhecer com excelência as técnicas de resgate em locais de espaço confinado.

NR-33
Profissionais devem estar devidamente equipamento para o trabalho em espaço confinado.

O entendimento sobre o resgate em espaço confinado pode salvar vidas de trabalhadores que utilizavam o local de difícil acesso.

Tal salvamento requer planejamento, técnicas e equipamentos diferenciados para o resgate.

É também necessário conhecer sobre primeiros socorros, para garantir um atendimento rápido e avaliação inicial a possíveis vítimas.

Assim como já comentamos para o resgate em altura, também nos espaços confinados é muito importante que os profissionais atuantes nesse local de alto risco conheçam as técnicas de auto resgate, para que, na ausência de outros profissionais em um momento de acidente, ou na impossibilidade de acesso ao local que está, o próprio profissional acidentado possa obter sucesso no salvamento.

Por essas razões é extremamente fundamental o conhecimento total das técnicas de trabalho (segundo a NR-33) e resgate em espaço confinado para evitar momentos desagradáveis durante a atividade.

Consciente disso, a IACO oferece o curso de Resgate em Espaço Confinado conduzido por profissionais qualificados pelo Ministério do Trabalho e que conta com uma parte teórica e outra prática em simulador próprio, garantindo maior vivência aos participantes do curso.

Treinamento NR33 de resgate em espaço confinado na prática

resgate-em-espaço-confinadoA IACO esteve nas cidades de Barra dos Coqueiros-SE, Santos-SP e São Luís – MA para realizar treinamentos de resgate em espaço confinado.

Os cursos práticos de 8 horas contaram com a instrução para técnicas de resgate, mostrando as equipes como proceder quando houverem emergências nos locais confinados.

Durante o treinamento de resgate em espaço confinado, os participantes também tiveram algumas lições que podem ser aplicados ao Plano de Ação Emergencial (PAE), o que contribui para elevar a qualidade do aprendizado, garantindo a sobrevida dos trabalhadores em casos de acidentes ou incidentes no ambiente de trabalho.

Como já falamos, o conhecimento das técnicas de resgate em espaço confinado é de extrema importância para salvar vidas de quem trabalha em locais apertados, com difícil acesso, pouca luz e ventilação.

A norma regulamentadora do Ministério do Trabalho NR-33 exige que seja realizado um plano de resgate sempre que os trabalhos forem executados nestes locais e treinamento periódico para as equipes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *