Qual a importância do DDS (Diálogo Diário de Segurança) para o trabalho?

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma das ferramentas de segurança do trabalho mais simples e, ao mesmo tempo, eficientes para uma empresa. Ela consiste em pequenos encontros entre a equipe do SESMT e os funcionários, constantes e interativos, que servem para divulgar as medidas de prevenção de doenças e acidentes que deverão ser adotadas. Durante o DDS, os trabalhadores também conhecem os riscos que estão presentes em seu ambiente de trabalho.

 

ddsO principal objetivo do DDS é conscientizar os trabalhadores sobre os procedimentos de segurança ideais para seu trabalho, por isso o ideal é que o encontro seja realizado antes de iniciar o expediente. Também é fundamental realizá-lo perto de onde as atividades serão realizadas. Outras dicas são importantes para que o DDS se torne realmente uma ferramenta de sucesso, confira:

 

– O DDS precisa ser rápido, no máximo 20 minutos.

 

– Os temas do DDS precisam ser atuais e bem interessantes, por isso devem ser apresentados exemplos, histórias cotidianas, com uma linguagem atraente.

 

– O calendário de encontros do DDS precisa ser fixo em cada turno de trabalho. E deve ser divulgado o assunto de destaque em quadros com intuito de informação permanente, para que todos fiquem bem informados.

 

– Traga pessoas de outras áreas para falarem de assuntos interessantes. Que tragam o incentivo a responsabilidade no trabalho.

 

– Deixe o DDS aberto para perguntas ao final e outras interações com o tema.

 

– O DDS precisa ser registrado, conforme a NR-1. Faça uma lista de presença e anote cada tema que foi apresentado. Isso também evita repetições desagradáveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *