O que é Diálogo Diário de Segurança para o trabalho?

Cada vez mais eficiente e necessário, o Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma das ferramentas de segurança do trabalho mais simples e, ao mesmo tempo, eficientes para uma empresa. Por meio dele, é possível otimizar a segurança dos colaboradores e garantir um ambiente de trabalho seguro e confortável.

Essa medida preventiva, que faz parte da programação dos técnicos de segurança, surge como uma maneira prática de compartilhar informações sobre riscos que podem comprometer a integridade física dos trabalhadores.

O que é Diálogo Diário de Segurança?

O Diálogo Diário de Segurança consiste em pequenos encontros entre a equipe do SESMT e os funcionários, constantes e interativos, que servem para divulgar as medidas de prevenção de doenças e acidentes que deverão ser adotadas.

O principal objetivo do DDS é conscientizar os trabalhadores sobre os procedimentos de segurança ideais para seu trabalho. Por isso, durante o DDS, os trabalhadores também conhecem os riscos que estão presentes em seu ambiente de trabalho.

O DDS pode ser ministrado por diversos profissionais: pelo técnico de segurança, por algum líder de equipe, por um engenheiro de segurança ou por um palestrante convidado.

Como garantir a eficiência do DDS?

A primeira medida a ser adotada para se criar uma rotina de DDS no ambiente de trabalho é informar a equipe sobre o local, horário e principalmente os motivos que levam ao Diálogo Diário de Segurança.

O DDS deve ser realizado sempre antes do expediente. O Diálogo deve oferecer orientações sobre o local das atividades, ferramentas e EPIs que serão utilizados naquele ambiente, abordando também as medidas de segurança que devem ser seguidas por toda a equipe.

Confira algumas dicas práticas:

  • O DDS precisa ser rápido, no máximo 20 minutos.
  • Os temas do DDS precisam ser atuais e bem interessantes, por isso devem ser apresentados exemplos, histórias cotidianas, com uma linguagem atraente.
  • O calendário de encontros do DDS precisa ser fixo em cada turno de trabalho. E deve ser divulgado o assunto de destaque em quadros com intuito de informação permanente, para que todos fiquem bem informados.
  • Traga pessoas de outras áreas para falarem de assuntos interessantes. Que tragam o incentivo a responsabilidade no trabalho.
  • Deixe o DDS aberto para perguntas ao final e outras interações com o tema.
  • O DDS precisa ser registrado, conforme a NR-1. Faça uma lista de presença e anote cada tema que foi apresentado. Isso também evita repetições desagradáveis.

Quais os benefícios do DDS?

Os benefícios do Diálogo Diário de Segurança vão muito além da segurança e bem-estar dos colabores. Essa prática também proporciona:

  • melhora na comunicação e divulgação de informações;
  • propicia um ambiente mais favorável ao trabalho;
  • cria espaço para diálogo entre a equipe;
  • aumenta a produtividade no ambiente de trabalho.

A importância do registro

O DDS possui peso documental, e esse é item que justifica que deve ser registrado. Lembre-se, quem faz DDS está informando os funcionários sobre os riscos e cumprindo um item de lei segundo a NR

Registrar também ajuda no gerenciamento do DDS, evita a repetição de temas, permite organizar a ordem dos temas ministrados. O DDS pode até servir como documento de defesa em processos judiciais movidos contra a empresa.

Dúvidas acerca do DDS Trabalho em Equipe e demais treinamentos sobre segurança no trabalho? A Iaco está aqui para lhe ajudar! Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *