ALERTA! Fatores de risco para acidentes de trabalho

Todo trabalhador corre o risco de incidentes e acidentes no seu ambiente rotineiro de trabalho. Basta que ele se desvie um instante do foco de sua função ou que atue de forma imprudente, para que uma situação desagradável aconteça. Um acidente também pode acontecer por uma fatalidade com os materiais de trabalho, principalmente as máquinas utilizadas em indústrias. Nesse caso, a utilização do EPI é fundamental!

 

acidentes de trabalho
O cuidado deve ser redobrado quando o trabalho é com a parte elétrica.

Ao mesmo tempo que os riscos são inerentes as atividades do trabalhador, também deve ser essencial o cuidado com a segurança. Sempre alertas e com os treinamentos em dia, os trabalhadores podem garantir a tranquilidade que precisam para efetuarem seu trabalho.

 

Além disso, existem alguns atos seguros que são básicos na execução de qualquer serviço. Conheça alguns:

 

– Seguir as normas de segurança regulamentadas pelo Ministério do Trabalho para cada área específica de trabalho ( as conhecidas NRs).

 

– Avaliar sempre as condiçõesdas máquinas e equipamentos de trabalho, a fim de evitar falhas mecânicas, bem como as instalações elétricas e hidráulicas dos locais de trabalho.

 

– A ordem e a limpeza deve ser prioridade na rotina de trabalho. Os funcionários devem ser sempre incentivados a cuidarem de seu material, equipamento e vestuário de trabalho.

 

Agindo de forma preventiva, o trabalhador consegue fazer sua parte para evitar a ocorrência de incidentes e acidentes tão desagradáveis e destrutivos para as pessoas e empresas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *