Treinamento para operação de guindaste

Nesta semana um acidente ocorrido na Arena Corinthians, em São Paulo, deixou arquitetos, engenheiros e empresas alertas.

O tombamento de um guindaste no local, que provocou a morte dois trabalhadores que operavam no momento, reascendeu a seriedade e necessidade de operar esses equipamentos com segurança.

A perícia ainda trabalha para descobrir possíveis falhas no caso, mas, mesmo não tendo os resultados oficiais, já se pode ter o fato ocorrido como um exemplo para demonstrar os riscos de se trabalhar com guindastes e a importância dos treinamentos sobre as melhores práticas dessa área operacional, com foco em segurança e produtividade na operação e manutenção dos equipamentos.

Um dos treinamentos de segurança da Iaco, o de Operação do Guindaste, busca justamente orientar os trabalhadores sobre os cuidados em manusear esse equipamento tão complexo.

Com o treinamento, os empregados recebem informações indispensáveis sobre o conceito de guindaste, classificação, nomenclatura de um guindaste e seus componentes básicos. O cronograma seguido pela empresa torna os operadores de guindastes competentes, com conhecimento, experiência e habilidade necessários.

Porque fazer o curso de operador de guindaste?

Um operador de guindaste é responsável pela manobra de equipamentos pesados, muitas vezes trabalhando sem a ajuda outro profissional. O treinamento é uma parte importante do programa global de formação de qualquer empresa, porque pode ajudar a zerar o número e a gravidade dos incidentes com o equipamento.

Se o operador ou supervisor de guindaste trabalha em um local onde há o risco de queda, o pessoal deve estar alerta e consciente do que é normal e como determinar quando algo está errado. E isso pode ser feito somente quando os funcionários recebem um treinamento adequado. Um bom programa de treinamento pode também ajudar o operador a entender quando se recusar a fazer um levantamento por razões de segurança.

A formação profissional

Quando um trabalhador está operando uma máquina que pode pesar centenas de toneladas, ela pode ser capaz de causar danos a outras pessoas, se não for devidamente controlada.

Um operador bem treinado auxilia sua equipe a fazer o seu trabalho de forma profissional em vez de confiar nos instintos, prezando pela segurança dele e dos outros a sua volta.

A boa formação de um operador de guindaste está aliada à inspeção e manutenção do equipamento com as normas mais atuais de segurança, além de fornecer explicações sobre as medidas de segurança.

O profissional também aprende sobre como um dano ou cabo de aço dobrado pode levar ao fracasso potencial. A compreensão de como evitar essas obstruções é uma parte crucial da formação de um operador de guindaste.

 

Benefícios do treinamento de operação de guindastes

O benefício mais importante do curso de operador de guindaste é que ele reduz o risco de acidentes do empregador e dos outros profissionais que trabalham no canteiro de obras. Os procedimentos de elevação e manutenção sempre envolvem riscos, e tentar atingir essas tarefas sem treinamento adequado pode vir a ser fatal.

A Iaco, de acordo com a NR11, ministra o treinamento de operação de guindastes por meio do desenvolvimento e implementação de um plano de manutenção preventiva, que deve ser cumprido de forma rigorosa.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *