EPIs devem ser corretamente utilizados

Falamos recentemente sobre a importância do uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual para o trabalho em altura. Como principais ferramentas para uma atividade laboral segura, os EPIs são fundamentais em qualquer local de trabalho. Cada equipamento com sua função específica para determinado ambiente e profissional, mas todos com o objetivo maior de assegurar a tranquilidade e prevenir acidentes.

 

EPIsDesde botas, cintos de segurança, óculos, capacetes até os amplamente utilizados protetores auriculares, os EPIs podem ser utilizados de forma única ou associada, como no caso dos EPIs para o trabalho em altura que devem reunir cintos, óculos e botas, por exemplo.

 

Para serem utilizados com eficácia, os EPIs devem estar certificados para o uso na atividade que se destina, bem como na data de validade, que pode ser consultada pelo número de CA (Certificado de Aprovação), no site do MTE (Ministério do Trabalho). A escolha dos equipamentos deve envolver a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e os futuros usuários dos equipamentos devem ser devidamente treinados para seu uso.

 

Existe uma NR – Norma Regulamentadora que trata especificamente dos EPIs e define como devem ser utilizadas tais ferramentas de segurança: a NR-6 . A IACO dispõe de profissionais qualificados pelo Ministério do Trabalho para ensinarem tudo sobre essa norma e orientarem os profissionais para a correta utilização do EPI.

 

Aprender a utilizar o EPI pode salvar vidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *