A importância da ergonomia para as empresas

Aquela dorzinha insuportável nas costas ou no pescoço pode ser evitada se houver uma preocupação com a postura no dia-a-dia, principalmente no trabalho.  A ergonomia é a ciência de projetar o trabalho, os equipamentos e local de trabalho para adequá-lo ao trabalhador e é mais do que fundamental que as empresas apliquem esse conceito nas atividades diárias.

 

A importância da ergonomia para as empresas
Posição correta para levantar pesos, segundo a Ergonomia

Várias doenças, como LER ou problemas de coluna, são causadas por vícios que os trabalhadores adquirem durante a atividade laboral.  Para evitar e corrigir esses vícios, muitas empresas têm investido em campanhas educativas internas sobre a forma correta de sentar e utilizar os equipamentos de trabalho. Também têm se investido no acompanhamento de fisioterapeutas e na prática da ginástica laboral, que se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores.  Além de alongar, a ginástica também alivia o stress e aumenta a motivação diária, por isso é uma ótima escolha para a empresa.

 

Mas, antes da empresa decidir sobre qual atividade educativa utilizará, a organização precisará se adequar a NR-17, norma que estabelece os parâmetros ergonômicos a serem seguidos.  A IACO oferece treinamento que qualifica a empresa para a norma, contribuindo para que ela adapte também máquinas e equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *