Treinamento de combate a incêndio: importância e onde fazer

Saber como se comportar diante de um incêndio é fundamental para todos,  estejam em um ambiente de trabalho ou em casa.

Se combatido o mais rápido possível, um incêndio pode salvar vidas e bens, assim como também evitar sua propagação para outras áreas ao redor do local que iniciou o fogo.

É de grande valia que todos saibam como utilizar equipamentos de combate a incêndio e também conheçam as técnicas para que sua ação seja ágil e correta durante um incidente ou acidente.

Com esse conhecimento, a pessoa terá mais confiança durante o acontecido e lutará contra o fogo quando precisar.

Fogo! Combate a incêndio é tema de treinamento da IACO

Todos sabem que o fogo é perigoso e pode causar bastante problemas se iniciado.

Aprendemos a ter cuidado com o fogo desde crianças e essa preocupação redobra quando falamos de ambiente de trabalho, com muitas pessoas envolvidas, máquinas e ferramentas.

Já falamos aqui dos materiais que podem causar fogo e agora vamos destacar o treinamento que a IACO oferece para ensinar como evitá-lo, controlá-lo e os primeiros passos após uma ocorrência de fogo.

Combate a incêndio O curso é todo baseado na norma regulamentadora do Ministério do Trabalho NR-23, que trata exclusivamente sobre incêndios e sua prevenção, e consiste em uma parte teórica e outra prática, com exercícios simulados que apresentarão ao participante uma ideia do que ele passará quando acontecer um incêndio.

O aluno ainda aprende quais são os tipos de incêndios e como ele deve utilizar extintores, hidrantes e o material para prestar primeiros socorros a queimados.

O curso de combate a incêndio é de extrema importância para todos os empregados de uma empresa que estão suscetíveis a um caso de fogo em sua área de trabalho.

Fazendo o treinamento completo com a IACO, os participantes têm acesso a um curso dinâmico, com profissionais qualificados e experientes, o que os ajudará a apreender da melhor forma possível o conhecimento que necessitam para o combate a incêndios!

Lembre-se: toda prevenção poderá salvar vidas!

Treinamento NR-23 Proteção Contra Incêndio

Precisa executar a NR-23 em sua empresa? Não sabe onde fazer o treinamento? Afinal, o que é a NR-23 e para que serve?

Disciplinar o ambiente de trabalho e protege-lo perante o risco de incêndios é uma das regras complementares, prevista no artigo 200 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A NR-23 trata exatamente sobre a Proteção Contra Incêndios, sendo que, para tanto, é preciso que a empresa efetue um treinamento específico neste sentido para seus colaboradores e funcionários em geral.

Acompanhe a seguir, detalhes sobre a NR-23 e seu treinamento, respectivamente.

O que é o treinamento NR-23?

treinamento combate a incendioA NR-23 Treinamento Proteção Contra Incêndio se trata, basicamente, de um curso que aborda instruções práticas e teóricas sobre o tema.

Visa capacitar os alunos a lidar com situações de risco de incêndio, apreender os procedimentos e a realizar as ações preventivas necessárias dentro deste contexto, promovendo assim maior segurança ao ambiente de trabalho.

De acordo com a NR 23.1, NR 18.26.5 e ABNT 14276, é um curso obrigatório.

Como funciona o treinamento NR-23?

O treinamento é apoiado nos seguintes pilares:

  • Identificação de riscos de incêndio
  • Inspeção
  • Prevenção
  • Ação

Para que os tópicos acima façam parte da capacitação dos trabalhadores da empresa, é implementado o seguinte conteúdo programático:

  • Combate a princípio de incêndio no local de trabalho
  • Riscos de incêndio na planta.
  • Comunicação de incidente
  • Evacuação do local de trabalho
  • Tratamento de vítimas de princípio de incêndio
  • Tipos de extintores no local
  • Utilização de extintores

Onde fazer Treinamento NR-23 Proteção Contra Incêndio?

A IACO oferece para empresas o treinamento de combate a incêndio conforme regras da NR-23.

O treinamento aborda temas diversos e abrangentes para que o participante atue com segurança durante uma ocorrência de incêndio.

Conheça alguns pontos abordados nas aulas teóricas e práticas:  temas de comunicação de ocorrências ao corpo de Bombeiros, prevenção de incêndios no ambiente de trabalho e em residências, utilização de GLP, tipos de incêndio, uso de extintores, uso de hidrantes e o treinamento prático sobre combate a princípios de incêndio e noções de primeiros socorros a queimados.

O sucesso da implementação da NR-23 depende, sobretudo, de um treinamento eficaz, promovido por especialistas no assunto e por uma instituição que preze pela qualidade do ensino.

Antes de escolher em qual instituição seus colaboradores farão o curso de proteção contra incêndio, procure avaliar a capacidade dos profissionais que nela atuam, a reputação da empresa e seus métodos, bem como o conteúdo programático adotado.

O treinamento da IACO trata de temas diversos e abrangentes para que o participante atue com segurança durante uma ocorrência de incêndio.

Devida à importância da proteção contra incêndio, o treinamento da IACO NR-23 é dedicado a todos os funcionários, para que eles possam ter a sua segurança, como também manter a segurança coletiva.

No treinamento da IACO os colaboradores irão:

conhecer as normas básicas para que possam praticá-la  durante o treinamento;

  • criar habilidades para que possam operar equipamentos de combate ao incêndio;
  • desenvolver procedimentos eficazes para uma evacuação dos locais de trabalho com segurança;
  • oferecer conhecimentos acerca das placas ou sinais luminosos;
  • reconhecer e manter a ordem e a segurança em caso de emergência;
  • praticar o uso de equipamentos anti-incêndio;
  • realizar treinamentos de prevenção de princípios de incêndio;
  • receber as instruções de segurança para saída emergencial, quando houver situações de incêndio no local de trabalho;
  • comunicar ocorrências ao corpo de Bombeiros;
  • prevenir incêndios no ambiente de trabalho;
  • usar de GLP;
  • identificar tipos de incêndio;
  • usar extintores e hidrantes; e
  • ter noção de primeiros socorros a queimados.

O treinamento da NR-23 é obrigatório. Todo funcionário deve participar para que a empresa fique em acordo com a legislação.

Qual é a carga horária do treinamento da NR-23?

Carga Horária de 16 horas, obrigatório de Acordo com: item NR 23.1, NR 18.26.5, ABNT 14276.

Qual é a validade do treinamento de combate a incêndio?

A validade do curso de Brigada de Incêndio – NR 23 – Proteção Contra Incêndios da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho tem prazo de 4 anos.

O treinamento tem certificado?

A IACO oferece certificado ao aluno que concluir o curso com nota igual ou superior a 7, de acordo com Resolução Técnica 014/BM-CCB/2009 Art n°3.

Caso não haja o treinamento, a empresa receberá multa pelo descumprimento que pode variar de acordo com a empresa e a quantidade de funcionários.

Atuando há mais de 2 décadas no setor de treinamentos específicos para tais fins, a IACO é sua melhor opção para NR-23 Treinamento Proteção Contra Incêndio.

Com atendimento personalizado, temos a solução ideal para suas necessidades, entre em contato e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *