Líquido inflamável e combustível – um perigo a ser observado e cuidado!

“Fique longe disso” é uma expressão que você já deve ter ouvido bastante de sua mãe, avó ou de qualquer outra pessoa mais velha quando era criança. Na época, você esbravejou ou ficou chateado com a repreensão, mas saiba que quem o censurou só queria sua segurança. No momento em que alguém falou para ficar longe de algo, provavelmente você devia estar perto de um item inflamável ou de algo venenoso que iria lhe fazer muito mal. Hoje você sabe o quanto esses itens prejudicam a vida e podem causar acidentes graves.

 

NR-20 Os líquidos inflamáveis e combustíveis são itens perigosos e, quando necessários, devem ser utilizados com bastante cuidado por quem os manuseia, principalmente durante o trabalho com eles.  Eles são chamados inflamáveis e combustíveis não é por acaso, pois           são aqueles que pegam fogo facilmente, não evaporam rapidamente nas condições de temperatura e pressão do local onde se encontram e permitem o acúmulo de vapor suficiente para inflamar na presença de uma chamada fonte de combustão.

 

A NR-20 do Ministério do trabalho define os líquidos combustíveis e inflamáveis da seguinte maneira:

 

–          Líquido inflamável: todo produto que possua ponto de fulgor inferior a 70°C e pressão de vapor absoluta que não exceda a 2,8 kgf/cm ² , a 37,7° C;

–          Líquido combustível: todo produto que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70° C e inferior a 93,3° C.

 

Aprender é prevenir acidentes!

 

Destacamos aqui alguns pontos importantes sobre os líquidos inflamáveis e combustíveis, mas existe muito mais a ser estudado sobre eles. Ao trabalhar com esse tipo de líquido, uma empresa deve se prevenir treinando seus funcionários para o manuseio e cuidado extremo com esses materiais.

 

A IACO oferece o curso da NR-20 que contem todas as diretrizes de segurança no trabalho com esses líquidos e ensina de uma forma didática como manipular, armazenar,transportar e identificar esse tipo de material altamente perigoso para o ser humano e para a segurança do ambiente de trabalho.

 

O melhor a ser fazer é aprender sobre o perigo para prevenir e não remediar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *