NR-13: segurança para quem trabalha com caldeiras e vasos de pressão

De alta periculosidade, o trabalho com caldeiras e vasos de pressão deve ser realizado com atenção e segurança para evitar acidentes ou incidentes que são tão indesejados por todos, empresa e seus colaboradores. Por isso, é obrigatório que a empresa que possua esses instrumentos siga a norma regulamentadora NR-13, que estabelece todos os requisitos necessários para suas operações.

 

nr-13
Vasos de Pressão e Caldeiras são altamente perigosos. Todo cuidado é pouco.

Caldeiras e vasos de pressão são tranquilamente seguros se forem tomadas todas as medidas de segurança e manutenção recomendadas na norma. Tal regra contempla tanto requisitos técnicos como legais, relativos à instalação, manutenção e operação desses equipamentos.

 

O ideal é que com informação e prudência, a empresa evite multas e outros acontecimentos indesejáveis.

 

O que são Caldeiras?

 

São consideradas Caldeiras todos os equipamentos que gerem e acumulem vapor de água ou de outro fluído ao mesmo tempo. Existe um grande número de Caldeiras e Vasos de Pressão e eles são bem complexos, por isso o conhecimento, inspeção e manutenção desses equipamentos são indispensáveis e obrigatórias.

 

O que são Vasos de Pressão?

Os Vasos de pressão são reservatórios que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica. Nessa classificação, inclui-se uma variedade de equipamentos, desde uma simples panela de pressão de cozinha até os mais sofisticados reatores nucleares.

 

Como atuar corretamente com Caldeiras e Vasos de Pressão?

 

O ideal é capacitar a empresa e seus funcionários para atuarem com esses equipamentos. Além da adequação do ambiente para utilizar tais itens, nada melhor do que um treinamento bem feito e avaliado para fixar os requisitos de segurança da NR-13, que contempla tudo o que deve ser feito no trabalho com esses equipamentos.

 

A IACO oferece esse tipo de curso para seus clientes. Trabalhamos com os melhores instrutores do mercado, que, com uma didática exemplar e material atualizado, conseguem trabalhar o assunto de forma dinâmica e ativa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso trabalho.

 

Conheça o trabalho que fazemos com outras normas:

Trabalho em altura seguro com a NR-35

NR-11 garante produtividade no transporte de materiais

Evite acidentes com máquinas e equipamentos. Conheça a NR-12.

CIPA é o foco do treinamento em NR-5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *