Ações de segurança para operação de plataforma elevatória

A plataforma elevatória consiste num equipamento constituído por plataforma de trabalho apoiado numa estrutura elevatória. As plataformas devem ser desenvolvidas para dar segurança aos trabalhadores.

10 dicas de segurança

  1. Evitar contato com galhos para que a plataforma elevatória não fique presa, por isso, usar sempre a proteção contra quedas.
  2. Observar e avaliar os riscos antes de operar com a plataforma elevatória.
  3. Certificar de que os trabalhadores, que irão operar a plataforma elevatória, estejam posicionados corretamente antes de iniciar os trabalhos. Esse procedimento evita que os trabalhadores sejam atingidos por objetos e detritos em queda.
  4. Certificar de que a máquina plataforma elevatória não apresenta danos e que funcione corretamente, além de que haja segurança com a plataforma elevatória.
  5. É fundamental que os trabalhadores tomem muito cuidado ao deslocarem pela área de trabalho  da plataforma elevatória.
  6. Não trabalhar em terreno inclinado.
  7. Certificar de que o solo pode suportar a PEMT/PTA em qualquer situação.
  8. Fazer sempre uso das placas de apoio adequadas debaixo dos estabilizadores/patolas.
  9. Organizar e administrar áreas para quedas separadas, afastadas da base e da estrutura da PEMT/PTA.
  10. Tomar as precauções necessárias para proteger o operador da motosserra.

O que é NR 35 – Segurança e Saúde no Trabalho em Altura?

Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda, cabendo responsabilidades para o Empregador e para os Trabalhadores.

Curso de operação de plataforma elevatória

De acordo ao subitem da Norma Regulamentadora no item 35.3.1 mostra que o empregador deve promover programa para capacitação dos trabalhadores à realização de trabalho em altura.

Dessa forma, para garantir a operação segura e evitar incidentes ou danos na máquina, é essencial que todos os operadores sejam submetidos a uma formação/treinamento reconhecida. O curso deve incluir formação e treinamento de teoria e prática, bem como a avaliação realizada por profissional qualificado.

O treinamento é um instrumento que atua na área com a intenção de apresentar todos os riscos e medidas preventivas necessárias para eliminar os acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *