Conheça seis recomendações essenciais para sua empresa prevenir situações perigosas no trânsito

Por que é importante?

Existem procedimentos, se praticados conscientemente no trânsito, ajudam a prevenir ou evitar acidentes. Ver, pensar e agir com conhecimento, rapidez e responsabilidade é princípio básico de qualquer método de prevenção de acidentes.

Cenário atual

No Brasil, existe a estimativa de que 12 pessoas morrem em acidentes de trânsito por minuto e, a cada minuto, uma pessoa sofre algum tipo de consequência dos acidentes. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos anos cerca de 50.000 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito, o que significa uma a cada 12 minutos.

Curso de direção defensiva

A direção defensiva é um dos conteúdos programáticos de vários cursos nos Centros de Formação de Condutor. A direção defensiva é um conjunto de medidas de prevenção que tem por objetivo diminuir acidentes e suas consequências no trânsito. O curso de Direção Defensiva é exigência no Brasil desde 2004 para obtenção e renovação da habilitação.

6 recomendações essenciais

#1

Faça manutenções periódicas no veículo e, se possível, um seguro total.

#2

Não dirija quando o tempo estiver nublado, com aproximação de tempestades ou qualquer condição climática que prejudique a direção. Nessas condições a visibilidade dos outros motoristas também diminui e, com isso, pode acontecer um acidente. O ideal é parar em um lugar seguro e esperar até que as condições melhorem. Se necessário, ligue para a empresa ou para o seguro a fim de ser auxiliado.

#3

Dirija em boas condições físicas, mentais e emocionais. Não pegue no volante cansado; Motoristas que dirigem em condições de estresse elevado possuem déficit da atenção e podem provocar acidentes.

#4

À noite, os cuidados devem ser redobrados: farol alto apenas quando não houver veículos na direção contrária; se houver, sempre abaixe os faróis para não “cegar” o outro motorista.

#5

Mantenha distância de segurança. Dependendo da velocidade – quanto maior a velocidade, maior deverá ser a distância de segurança. Se houver fatores adversos como, pista mal pavimentada, esburacada ou molhada ou baixa visibilidade como, chuva e neblina, e as condições do veículo, especialmente, os pneus e freios.

#6

Use o cinto de segurança e jamais use o celular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *