Qual o impacto de um software no lucro de uma ferramentaria?

As indústrias brasileiras de produção de moldes e matrizes são conhecidas como ferramenteiras.  As ferramentarias são caracterizadas principalmente pelo sistema de produção sob encomenda. As ferramentarias, em geral, exigem profissionais com elevada qualificação para operar equipamentos, máquinas, software e hardware sofisticados.  Inserida no ramo da metalurgia, a ferramentaria cria, desenvolve e produz ferramentas e peças.

O que é software para ferramentaria?

É uma ferramenta computacional para auxiliar a atividade do orçamento, na qualidade e precisão das informações. Esse tipo de software tem como características a agilidade e precisão quanto aos orçamentos de seus clientes. O software de ferramentaria acompanha os processos em andamento da produção, com controle de materiais, com disponibilidade de cada máquina e faz detalhamento de cada ocorrência da produção. Além disso, ele analisa custos previstos e reais da produção.

Quais são as vantagens de um software para uma ferramentaria?

A inovação tecnológica é essencial para redução de custos. Nesse sentido, o software para uma ferramentaria é um recurso fundamental.

A opinião dos fabricantes é muito favorável ao software. Os projetistas também elogiam os constantes benefícios do sistema. É possível, por meio do software, antecipar na tela do computador, com precisão e perfeição, o processo de usinagem e a movimentação do molde. Isso proporciona um melhor desempenho, pois o sistema pode prever situações críticas antes da usinagem propriamente dita. Outro ponto positivo é que esse modelo afina com os sistemas CAD/CAM, usado desde o final da década de 1980.

É muito comum verificar que gerentes usam essa ferramenta, o software, pois ele desenvolve os produtos de uma forma segura, ágil e rápida.  Com as ferramentas de CAD, ele obtém um molde de forma virtual idêntica, seguindo rigorosamente a sua existência na realidade. O uso do software lhe permite fazer todos os tipos de simulação, tais como a mecânica do molde, verificando se os mecanismos vão funcionar corretamente, desde a injeção, o resfriamento, um eventual empenamento etc. Além disso, o CAD permite integração imediata com outros softwares responsáveis por executar o resto do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *