Neste post você verá um resumo do Excel para concursos e descubrirá as funções e questões mais cobradas nas provas:

Resumo do Excel para concursos

As questões de Excel cobradas nas provas de concursos são referentes ao nível básico.

A bancas cobram as funções do Excel, desde a mais básica (soma) até as mais complicadas, mensagens de erro e atalhos.

Abaixo listamos as questões mais exigidas nas provas, como as funções (vídeos com passo a passo), as mensagens de erro e os atalhos. Confira:

Quais são questões de Excel mais cobradas nos concursos?

Funções

PROCV

SOMA

MÉDIA

MÁXIMO e MÍNIMO

MAIOR e MENOR

PROCH

SE

SOMASE

CONT.SE e CONT.SES

CONCATENAR

ARRED

Mensagens de erro

Vejamos quais são as mensagens de erros mais cobradas nas provas de concursos:

#####: Ocorre quando os dados estão maiores do que a largura da coluna.

#VALOR!: Ocorre quando existem argumentos incorretos na célula ou no cálculo

#DIV/0!: Ocorre quando se tenta dividir um número por zero ou por uma célula em branco.

#N/D: Ocorre quando não existe nenhuma informação disponível para o cálculo a ser executado.

#REF!: Ocorre quando é apagado um intervalo de células cujas referências estão incluídas em uma fórmula.

#NÚM!: Ocorre quando é apresentado um argumento inválido para a função.

#NULO!: Ocorre quando é incluído um espaço entre dois intervalos de uma fórmula para indicar uma intersecção, mas os intervalos não tem nenhuma célula em comum.

#NOME?: Ocorre quando se introduz um nome numa fórmula que não esta na lista da caixa de dialogo. Digitar um nome errado, um nome excluído ou não colocá-lo entre aspas dentro da função, também pode gerar este erro.

Atalhos

Veja agora os atalhos do Excel mais cobrados nas provas de concursos:

CTRL+Menos (-) Exibe a caixa de diálogo Excluir para excluir as células selecionadas.

CTRL+; Insere a data atual.

CTRL+` Alterna entre a exibição dos valores da célula e a exibição de fórmulas na planilha.

CTRL+’ Copia uma fórmula da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.

CTRL+1 Exibe a caixa de diálogo Formatar Células.

CTRL+2 Aplica ou remove formatação em negrito.

CTRL+3 Aplica ou remove formatação em itálico.

CTRL+4 Aplica ou remove sublinhado.

CTRL+5 Aplica ou remove tachado.

CTRL+6 Alterna entre ocultar objetos, exibir objetos e exibir espaços reservados para objetos.

CTRL+8 Exibe ou oculta os símbolos de estrutura de tópicos.

CTRL+9 Oculta as linhas selecionadas.

CTRL+0 Oculta as colunas selecionadas.

CTRL+A Seleciona a planilha inteira. Se a planilha contiver dados, este comando seleciona a região atual. Pressionar CTRL+A novamente seleciona a região atual e suas linhas de resumo. Pressionar CTRL+A novamente seleciona a planilha inteira.

CTRL+SHIFT+A Insere os nomes e os parênteses do argumento quando o ponto de inserção está à direita de um nome de função em uma fórmula.

CTRL+N Aplica ou remove formatação em negrito.

CTRL+C Copia as células selecionadas.

CTRL+C (seguido por outro CTRL+C) Exibe a Área de Transferência.

CTRL+D Usa o comando Preencher Abaixo para copiar o conteúdo e o formato da célula mais acima de um intervalo selecionado nas células abaixo.

CTRL+F Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Localizar selecionada.

SHIFT+F5 Também exibe essa guia, enquanto SHIFT+F4 repete a última ação de Localizar.

CTRL+SHIFT+F Abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada.

CTRL+G Exibe a caixa de diálogo Ir para. (F5 também exibe essa caixa de diálogo.)

CTRL+H Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Substituir selecionada.

CTRL+I Aplica ou remove formatação em itálico.

CTRL+K Exibe a caixa de diálogo Inserir Hiperlink para novos hiperlinks ou a caixa de diálogo Editar Hiperlink para os hiperlinks existentes que estão selecionados.

CTRL+N Cria uma nova pasta de trabalho em branco

CTRL+O Exibe a caixa de diálogo Abrir para abrir ou localizar um arquivo.

CTRL+SHIFT+O Seleciona todas as células que contêm comentários.

CTRL+P Exibe a caixa de diálogo Imprimir.

CTRL+SHIFT+P Abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada.

CTRL+R Usa o comando Preencher à Direita para copiar o conteúdo e o formato da célula mais à esquerda de um intervalo selecionado nas células à direita.

CTRL+B Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato atual.

CTRL+T Exibe a caixa de diálogo Criar Tabela.

CTRL+S Aplica ou remove sublinhado.

CTRL+SHIFT+S Alterna entre a expansão e a redução da barra de fórmulas.

CTRL+V Insere o conteúdo da Área de Transferência no ponto de inserção e substitui qualquer seleção. Disponível somente depois de ter recortado ou copiado um objeto, texto ou conteúdo de célula.

CTRL+ALT+V Exibe a caixa de diálogo Colar Especial, disponível somente depois que você recortar ou copiar um objeto, textos ou conteúdo de célula em uma planilha ou em outro programa.

CTRL+W Fecha a janela da pasta de trabalho selecionada.

CTRL+X Recorta as células selecionadas.

CTRL+Y Repete o último comando ou ação, se possível.

CTRL+Z Usa o comando Desfazer para reverter o último comando ou excluir a última entrada digitada.

CTRL+SHIFT+Z Usa o comando Desfazer ou Refazer para reverter ou restaurar a correção automática quando Marcas Inteligentes de AutoCorreção são exibidas.

CTRL+SHIFT+(  Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleção.

CTRL+SHIFT+) Exibe novamente as colunas ocultas dentro da seleção.

CTRL+SHIFT+& Aplica o contorno às células selecionadas.

CTRL+SHIFT+_ Remove o contorno das células selecionadas.

CTRL+SHIFT+~ Aplica o formato de número Geral.

CTRL+SHIFT+$ Aplica o formato Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parênteses)

CTRL+SHIFT+% Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais.

CTRL+SHIFT+^ Aplica o formato de número Exponencial com duas casas decimais.

CTRL+SHIFT+# Aplica o formato Data com dia, mês e ano.

CTRL+SHIFT+@ Aplica o formato Hora com a hora e os minutos, AM ou PM.

CTRL+SHIFT+! Aplica o formato Número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos (-) para valores negativos.

CTRL+SHIFT+* Seleciona a região atual em torno da célula ativa (a área de dados circunscrita por linhas e colunas vazias).

CTRL+SHIFT+: Insere a hora atual.

CTRL+SHIFT+” Copia o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.

CTRL+SHIFT+Mais (+) Exibe a caixa de diálogo Inserir para inserir células em branco.

Em caso de dúvidas, é só deixar uma mensagem!

Categorias: Excel

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