O Excel é um dos softwares mais usados pela grande maioria dos profissionais.

É um instrumento de trabalho bastante requerido pela agilidade que ele proporciona para professores especialmente.

Isso porque esses profissionais precisam, a cada trimestre e semestre, fechar diários, planilhas, somar notas, entre outras atividades que, se não fosse esse programa, certamente tomaria muito tempo deles.

A intenção do curso Excel é dar oportunidade aos professores que precisam desse instrumento para elevar o nível de suas aulas, como também facilitar a vida desse profissional no momento em que tem de “levar” trabalho para casa.

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Há muito tempo ter domínio sobre a informática deixou de ser uma característica somente dos profissionais de TI.

O mundo contemporâneo exige cada vez mais uma comunicação rápida e eficaz. E, para isso, adequar a vida pessoal e profissional à informática tornou-se uma necessidade.

O Excel é a planilha eletrônica mais usada nas empresas com 92% de uso.

 

A SOS sabe disso e, por isso, oferece o curso de Excel por meio de um método no qual os alunos adquirem os seguintes benefícios:

  • as são aulas interativas, com o educador acompanhando o aluno.
  • realização de questionamentos ao final da aula para garantir aprendizagem;
  • o método é dividido  em três momentos: interatividade, apostila e avaliação; e
  • avaliação formativa.

Além disso, o curso avançado de Excel possui dois módulos. Com eles o aluno aprenderá formatar, criar planilhas eletrônicas, montar gráficos.

Além disso, aprenderá a criar e manusear tabelas dinâmicas, funções, macros e muitos outros.

Excel para professores: Curso + exemplo prático

O CEO da Microsoft revelou em uma entrevista que o melhor produto da história da empresa é o Excel.

Primeiro por está presente no dia a dia das pessoas em qualquer área do conhecimento, segundo, as pessoas que o têm como domínio parcial ou completo se destacam em suas carreiras.

Ter conhecimento de Excel é praticamente indispensável, se você, professor, precisa do Excel como instrumento de trabalho para:

  1. montagem de planilhas ou para diferentes cálculos de controle;
  2. lançamento de notas;
  3. cálculos de notas durante o período letivo;
  4. obter o resultado das notas lançadas durante o período de avaliações.

Além das opções acima, o Excel possibilita:

  • Criar novas práticas de ensino, através de criações de gráficos, contas, simulações, em diferentes etapas do ensino.
  • Aprender com os erros, o que beneficia correções, compreensão e entendimento sobre o objeto de estudo.
  • Trabalhar em colaboração, priorizando o currículo e as suas várias características.
  • Aproximar o aluno de ferramentas utilizadas em diferentes segmentos da sociedade, possibilitando o trabalho com linguagem lógica e algoritmos.

Curso de Excel para professores

Na qualificação de Excel, os professores terão:

  • metodologia didática totalmente voltada à prática;
  • recursos e fórmulas explicados pelo professor;
  • apresentação de forma prática dentro do software;
  • exercícios de fixação em planilhas para execução de fórmulas;
  • uso de recursos para testar o conhecimento e aprendizagem.

O curso Excel para professores também oferece suporte ao aluno, se, por exemplo, durante o aprendizado surgirem dúvidas, especialmente, no momento em que o professor começar com a prática.

Professor,

venha fazer o curso de Excel para professores aqui na SOS, não somente pela tradição e confiança de quem está no mercado há trinta anos, mas porque a SOS tem por essência a capacitação de todos os seus alunos, visando tanto o crescimento profissional quanto o pessoal.

 

Exemplo de exercício no Excel

A seguir, eu deixo uma pequena sequência didática para professores que querem explorar o potencial do editor de planilhas, com possibilidade de trabalhar Matemática de forma interdisciplinar, dialogando com outras áreas do conhecimento como Língua Portuguesa e História.

Título: Profissão

Série: 9º ano   Duração: 2 aulas

Objetivos

  • Pesquisar, analisar, conhecer e posicionar-se diante da vida econômica trabalhista;
  • Trabalhar com estatística e funções;
  • Desenvolver e potencializar a habilidade de construção de gráficos;
  • Ler e interpretar dados das tabelas e gráficos;
  • Reflexão sobre a futura profissão;
  • Coleta e organização de dados da turma referente à profissão desejada.

Descrição

Realize uma sondagem e/ou diagnóstico inicial com a turma sobre a escolha futura de profissões.  Divida a turma em grupos, distribuindo diferentes anúncios de oferta de emprego. Para enriquecer o debate, traga artigos de opinião sobre algumas profissões.

Após a discussão nos grupos, promova a socialização sobre as conclusões acerca do entendimento dos anúncios, artigos, profissões, com questões como:

  • Conhece o programa Jovem Aprendiz?
  • Existe entre os estudantes, alguém que trabalhe?
  • Alguém conhece alguma pessoa que está com dificuldades de conseguir um emprego? Quais são as dificuldades enfrentadas?
  • Dê a sua opinião sobre a importância de qualificação profissional e do estudo.
  • Das profissões ofertadas nos anúncios, quais necessitam de maior instrução e quais necessitam de menor instrução?
  • Quais são as mais renumeradas? E quais são as menos remuneradas?
  • Quais são mais valorizadas pela sociedade? Por quê?
  • Quais são aquelas que não têm prestígio a sociedade, mas são necessárias?
  • Quais são as profissões que ao longo do tempo desapareceram? Quais são aquelas que correm esse mesmo risco?
  • Quais são as profissões lideradas por homens e mulheres?

Em roda de conversa, oralmente, os alunos deverão responder às questões. As mesmas deverão ser anotadas, antes da próxima roda de perguntas:

  • Após concluir o ensino médio, pretende ingressar na faculdade?
  • Que profissão deseja seguir?
  • Qual sua expectativa salarial para a profissão escolhida?
    – Até 1 salário mínimo;
    – De 1 a 3 salários mínimos;
    – De 3 a 5 salários mínimos;
    – De 5 a 7 salários mínimos;
    – Acima de 7 salários mínimos.

As informações deverão ser organizadas em forma de tabela, conforme exemplos abaixo:

Ingressos na Faculdade Total de alunos
Sim
Não

 

Profissão desejada Total de alunos

 

Expectativa Salarial (R$) Total de alunos
Até 1 salário mínimo
De 2 a 3 salários mínimos
De 3 a 5 salários mínimos
De 5 a 7 salários mínimos
Acima de 7 salários mínimos

Na sequência, cada grupo, deverá fazer um gráfico que represente as tabelas. Com a turma, explore os tipos e compartilhe com os estudantes. A partir dessa aula, inicial, você pode dar outros desdobramentos à atividade, dependendo da intencionalidade e do objetivo da aula.

Fonte do execício: https://novaescola.org.br/

Categorias: Excel

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