Não tem experiência? Invista na qualificação profissional

Quem é jovem nos dias de hoje sabe que há uma necessidade muito grande de pensar no futuro e que isso resulta de um esforço individual.

Nesse sentido, o conhecimento é importante e um recurso indispensável. Daí a mão de obra qualificada ser considerada um excelente investimento. À medida que o profissional se qualifica, ele melhora sua produtividade e eficiência e pode ser fator de maior lucratividade dentro de uma organização.

As dificuldades na hora de preencher um currículo

Um dos itens mais importantes no momento de preencher um currículo é atrair a atenção de quem vai lê-lo e convocá-lo, pois ele é o intermediador entre o profissional e a empresa. Em primeiro lugar apresente o seu conhecimento, sua experiência e sua formação.

Em seguida, é importante que você saiba a quem vai enviá-lo. Saiba que seu currículo será lido em poucos segundos, por isso ele deve ser interessante e ter um bom conteúdo, já na apresentação, assim como a forma gráfica deve ser limpa, com boa estética e, acima de tudo, seu currículo deve ser simples e distinto.

Um dos pontos mais importantes para o preenchimento do currículo é que ele seja adequado.

De forma que ao ler o seu currículo, o recrutador pense que você é a pessoa certa para o cargo, que você tem as qualificações, a formação e uma personalidade que se enquadram perfeitamente as exigências do cargo. Para isso, dê apenas informações necessárias, usando o português-padrão.

Assim, seu currículo irá despertar a receptividade do leitor e se destacar entre tantos.

Por que a qualificação profissional é importante?

Nada melhor para um profissional do que ter qualificação profissional e experiência. Isso te propicia largar na frente em processos seletivos.

Agora, se você já ocupa seu espaço em uma empresa, assim mesmo você pode partir para uma qualificação profissional para conquistar promoção, aumento de salário e até mesmo valorizar seu currículo.

A qualificação profissional hoje é a melhor forma de se manter profissionalmente, conquistar um bom emprego e ter sucesso em sua carreira profissional.

Como a qualificação profissional pode ajudar?

Há muita expectativa quanto ao futuro do jovem. Prova disso é a variedade de cursos de qualificação profissional oferecidos pela S.O.S Minas Shopping.

A qualquer profissional, investir em cursos para maior qualificação profissional é importante para se aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos. O mercado de trabalho busca por pessoas que estão de acordo com as novas tendências do mercado e que se mostram dispostas a se manterem sempre atualizadas e preparadas para oferecer bons resultados às organizações. Dessa forma, oferecer um diferencial é o que todo profissional deseja, por isso quanto mais qualificações ele tiver, melhor será seu currículo.

3 passos para você seguir para se qualificar profissionalmente

Quais são os passos?

Se você quer se qualificar, o primeiro passo é definir em qual área pretende se especializar, depois trace um plano de carreira, a fim de não se perder na escolha profissional. Vamos lá!

A escola será sua primeira aliada. Ela, sem sombra de dúvidas, terá papel fundamental em sua formação. Mas, não é só frequentar uma escola. As empresas buscam também profissionais que tiveram bom desempenho escolar.

Definir uma área

A definição de uma área de atuação deve, em primeiro lugar, ter profunda relação com a sua vocação, com as suas habilidades e competências, com o seu projeto de vida.

Não se esqueça de que você é o sujeito de sua vida. Além do mercado, além do salário, determine sua profissão pelas suas características, pelas suas afinidades. Agindo assim, além de um bom emprego, boa renumeração, você também será feliz.

Fazer um curso

Se você já tem graduação, faça um curso de especialização. Isso pode fazer a diferença para carreira profissional.

Se você ainda não tem graduação, existe um interesse muito grande por técnicos e tecnólogos no mercado brasileiro. As empresas estão a contratar profissionais em cursos de técnicos ou tecnólogos. Assim fazer um curso profissionalizante é uma boa opção.

Outra forma de se especializar é fazer cursos em línguas estrangeiras. As que estão em alta são mandarim, japonês, alemão e árabe. Ter conhecimento em outros idiomas propicia a você conseguir vagas também no exterior.

Se você gosta do ambiente acadêmico, faça mestrado ou doutorado que são duas boas formas de qualificação profissional.

Procurar emprego

Não deixe que a busca por emprego seja algo ruim e suplicante.

Para tanto, em primeiro lugar, seja transparente.

Deixe suas intenções bem claras e definidas, não somente para os familiares, mas também para os amigos e ex-colegas de profissão.

Compartilhe em seu networking que está disponível para o mercado de trabalho.

Seja flexível diante de novos projetos.

Atualize seu currículo sempre.

E, por último, não desista nunca! Boa sorte!

Estas dicas podem ajudar mais pessoas. Podemos contar com você?