Quando o assunto é gerenciamento de banco de dados o Excel é um dos softwares mais importantes do mundo, tanto dentro das grandes corporações, quanto nas pequenas.

Toda essa importância se deve a quantidade de funcionalidades que ele apresenta.

Por isso, o Excel se tornou conhecimento obrigatório para ocupar praticamente qualquer cargo.

Não é difícil encontrar pessoas habilitadas a operar o software e que tenham um conhecimento básico da ferramenta.

Entretanto, o que não imaginamos é que o Excel vai muito além da execução de simples operações, é possível realizar projetos incríveis com a gama de ferramentas ofertadas pelo software, mas, infelizmente grande parte destas funcionalidades são pouco conhecidas pelo grande público, como é o caso da programação VBA.

Neste artigo iremos apresentar o que é a programação VBA e tudo o que este recurso tem a te oferecer, além disso, ensinaremos os primeiros passos rumo a criação de projetos incríveis utilizando essa ferramenta.

Vamos começar?

O que é VBA no Excel?

Através de uma busca rápida no Google é possível descobrir que VBA é a sigla para “Virtual Basic for Applications”.

O VBA é uma ferramenta avançada do pacote Microsoft Office que funciona como uma linguagem de programação, o que abre uma série de possibilidades ao se trabalhar com documentos Office.

No Excel, a programação VBA cai como uma luva, pois, permite a automatização de diversos processos, torna mais fácil o controle de planilhas e até mesmo a inserção de dados em sistemas.

Resumindo, traz praticidade, ganho de tempo e diminui significativamente a quantidade de erros.

Só quem trabalha diariamente manipulando e gerenciando uma grande quantidade de dados sabe o quanto esse tipo de ferramenta facilita a rotina.

Por isso, a seguir vamos ensinar como adentrar nesse mundo de programação VBA.

Como abrir o VBA no Excel?

Para começar a utilizar a programação VBA no Excel é necessário habilitar a função VBA no seu computador.

Se você nunca utilizou essa ferramenta provavelmente ela estará inativa e por isso quando você abrir o Excel ela não irá aparecer.

Ativar a programação VBA é muito simples, após abrir o Excel clique em “Arquivo” (localizado no canto superior esquerdo da tela), a seguir clique em “Opções” isso fará com que uma caixa de opções se abra, dentro da caixa clique em “Personalizar faixa de opções”, isso irá se abrir duas caixas ao lado direito, na segunda caixa marque a opção “Desenvolvedor” e clique em “Ok”.

Pronto! Agora você já pode começar a utilizar a programação VBA, ao retornar a tela inicial do Excel, você já irá visualizar a nova aba “Desenvolvedor”

O que é macro no Excel?

É impossível falar em programação VBA sem falar em macro. Embora o nome seja pouco familiar e assuste num primeiro momento, macros estão muito presentes no nosso dia a dia e são extremamente uteis.

Um exemplo de macro que todo mundo conhece e utiliza é o famoso “CTRL+C”, obviamente ele é uma macro que já vem programada no sistema do nosso computador, mas, nós podemos criar nossas próprias macros e no Excel nós fazemos isso através da programação VBA.

Ou seja, macros são uma espécie de comando que quando acionados executarão uma determinada tarefa automaticamente.

Programação VBA: passo a passo

Para começar a utilizar VBA é importante avaliar que tipo de atividades você ou sua empresa realizam no Excel diariamente e que poderiam ser automatizadas.

A programação VBA compreende uma gama muito grande de possibilidades, entretanto, quanto mais complexa a atividade mais demandará conhecimento em linguagem de programação, por isso, nossa sugestão é que procure um bom curso de Excel para que possa usufruir ao máximo as funcionalidades dessa ferramenta.

Entretanto, se você quer começar o seu aprendizado em programação VBA agora mesmo, nossa sugestão é que você comece a programação VBA gravando macros para substituir aquelas tarefas que são repetidas todos os dias, acredite, apenas dominando a criação de macros é possível automatizar muitas coisas no Excel.

O próximo passo é aprender a criar formulários com programação VBA, a criação de formulários exige mais de familiaridade com programação, mas com treino e estudo é possível alcançar bons resultados.

E por fim, para se iniciar nesse mundo da programação VBA, aprenda a enviar e-mails de forma automática, pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é. Na internet é fácil encontrar códigos VBA prontos e que te ajudarão nessa missão.

Categorias: Excel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat