O Excel é uma poderosa ferramenta de organização e manipulação de dados proposta pela Microsoft.

Dentro das funções que o Excel oferece destaca-se a ferramenta VBA que pode ser utilizada a fim de oferecer maiores e mais eficientes formas de controle de edição das planilhas.

A ferramenta VBA funciona por meio de uma linguagem de programação, o que possibilita a criação direta de macros e também tornar automático muitos dos processos que devem ser devolvidos nas rotinas de criação e manipulação de planilha no Excel.

Por conta disso, fazer um curso VBA é uma forma de adquirir uma imensa vantagem competitiva no mercado, isso porque, um curso VBA representa um acréscimo de peso ao currículo por atender muitas das demandas contemporâneas do mercado.

Conheça os principais conceitos do VBA

Antes de fazer um curso de vba primeiro podemos observar o significado da sigla que é Virtual Basic for Applications (Aplicações básicas virtuais).

O VBA possibilita ao usuário que, na plataforma de Excel, seja possível aplicar alguns recursos de programação o que aumenta o controle sobre as planilhas, ao mesmo tempo em que torna factível a execução de cálculos e automatização de muitos processos.

O VBA é assim uma ferramenta que, através da programação torna possível que pastas de trabalho sejam gerenciadas de maneira mais dinâmica, rápida e menos onerosa por parte dos usuários que utilizam o Excel para criar planilhas de dados.

Nesse caso, realizar um curso vba abre um leque e possibilidade quando o assunto é aumentar a eficiência nos processos realizados no Excel.

Qual é a estrutura do VBA?

Dentro de um estrutura do vba um tópico obrigatório são as Estruturas de Repetição, que basicamente são instruções que são fomentadas através de códigos que possibilitam que ações e decisões sejam repetidas.

Alguns loops nesse ponto repetem instruções relativas a um número específico de vezes, enquanto que outros repetem instruções até que uma condição seja considerada “Falsa” (em contraste, existem também os que repetem até que uma determinada condição seja considerada “verdadeira”).

Quais são as sintaxes básicas do vba?

Em um curso de VBA o aluno aprende que assim como ocorre com as demais linguagens de programação, o que é escrito no VBA deve seguir um padrão de sintaxe correto para que os programas computados sejam de forma assertiva compilados e executados.

Dentre as sintaxes que são aprendidas em um curso de VBA estabelece-se a forma com que os comandos devem ser compreendidos.

Dentre as sintaxes básicas que são aprendidas em um curso de VBA a que mais se destaca são os procedimentos que são conjuntos de códigos que objetivam realizar tarefas, sendo que os três procedimentos básicos são: subprocedimento, funções e propriedades.

Nesse sentido cada um dos procedimentos é determinado no Excel por uma palavra chave especifica, como

  • Function (relativa a função),
  • Property (relativo a propriedade)
  • e Sub (refere-se a Subprocedimento).

Em um curso de VBA aprende-se também que existem regras para nomear-se tais procedimentos, como o fato de que deve ser iniciado por uma leg, que deve ter no máximo 255 caracteres (e no mínimo 1), não deve se repetir no módulo que está contido e nem ter o nome igual a palavras chave do VBA como End, Next, If, etc.

Categorias: Excel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *