Técnicas de resgate em locais de espaço confinado podem salvar vidas

O espaço confinado é aquele local de difícil acesso, pouca luz e ventilação e que pode ser bastante apertado para um ser humano. Muitas vezes é necessário acessar tal local para realizar um trabalho importante e, para isso, todas as precauções devem ser tomadas para que a atividade resulte em sucesso. Se, por acaso, ocorrer algum incidente ou acidente durante o trabalho, os profissionais e seus colegas devem conhecer com excelência as técnicas de resgate em locais de espaço confinado.

 

NR-33
Profissionais devem estar devidamente equipamento para o trabalho em espaço confinado.

O entendimento sobre o resgate em espaço confinado pode salvar vidas de trabalhadores que utilizavam o local de difícil acesso. Tal salvamento requer planejamento, técnicas e equipamentos diferenciados para o resgate. É também necessário conhecer sobre primeiros socorros, para garantir um atendimento rápido e avaliação inicial a possíveis vítimas. Assim como já comentamos para o resgate em altura, também nos espaços confinados é muito importante que os profissionais atuantes nesse local de alto risco conheçam as técnicas de auto resgate, para que, na ausência de outros profissionais em um momento de acidente, ou na impossibilidade de acesso ao local que está, o próprio profissional acidentado possa obter sucesso no salvamento.

 

Por essas razões é extremamente fundamental o conhecimento total das técnicas de trabalho (segundo a NR-33) e resgate em espaço confinado para evitar momentos desagradáveis durante a atividade. Consciente disso, a IACO oferece o curso de Resgate em Espaço Confinado conduzido por profissionais qualificados pelo Ministério do Trabalho e que conta com uma parte teórica e outra prática em simulador próprio, garantindo maior vivência aos participantes do curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *