Treinamento de trabalho em altura: NR 35

As NR são normas regulamentadoras referentes a segurança e medicina do trabalho. A adoção das NR é obrigatória pelas empresas públicas ou privadas, bem como por órgãos da administração pública, direta ou indireta, assim como pelos órgãos ligados aos Poderes Legislativo e Judiciário que tenham empregados cujo contrato de trabalho e regido pela CLT.

A NR35 é o dispositivo que estabelece e regulamenta as exigências para o exercício do trabalho em altura, seja por profissionais envolvidos direta ou indiretamente.

Considera-se trabalho em altura aquele realizado a mais de 2 metros de distância do nível inferior, que envolva risco de queda.

Treinamento obrigatório

O treinamento em NR35 é obrigatório e deve ser oferecido pelo empregador, como parte do programa de capacitação dos empregados. Para que o trabalhador possa exercer atividade em altura é preciso que seja aprovado no treinamento teórico e prático, tendo cumprido carga horária mínima de oito horas.

O treinamento deve ser bienal ou num intervalo menor no caso de haver mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho. Havendo evento que indique necessidade de novo treinamento, retorno do empregado de afastamento superior a noventa dias ou mudança de empresa por parte do trabalhador, ele deve se submeter a um novo treinamento, de acordo com a NR35.

Cumprir as normas previstas é condição essencial para reduzir os riscos a que se submete o empregado que exerce esse tipo de atividade, mas também é uma garantia para a empresa, não só de evitar baixas, como também penalidades por negligência.

A IACO

A IACO é uma empresa especializada em treinamento nas áreas de mineração, indústrias e construção com mais de 20 anos de atuação no mercado. O atendimento às empresas é feito in company, com certificação. A IACO oferece o treinamento da NR35, voltado para a identificação os riscos e das medidas preventivas contra acidentes.

O funcionário será treinado em subidas e descidas em escada extensiva, posicionamento correto da mesma, assim como na inspeção e conservação dos equipamentos de segurança, bem como identificar os limites de uso. O curso tem duração de 8 horas e abrange o conhecimento das normas, parte teórica e parte prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *