Atenção e segurança dos primeiros socorros para uma equipe de Brigada

Hoje em dia, as grandes empresas possuem uma equipe de brigadistas que são preparados para estarem sempre prontos para atuarem em uma situação de emergência dentro do ambiente de trabalho. Esse fator é muito importante para preservar a vida e os bens materiais da organização. Sendo assim, seja para uma situação de incêndio ou para um pequeno desmaio, a equipe está sempre disposta a fazer os procedimentos corretos e especializados de socorro.

 

A Brigada de Incêndio tem funções como:

  • Realizar e revisar regularmente uma avaliação de risco de incêndio das instalações;
  • Dizer ao pessoal e/ou a seus representantes sobre os riscos identificados;
  • Colocar-se em um lugar e manter as medidas adequadas e apropriadas de segurança contra incêndio para eliminar ou reduzir o risco de à saúde dos trabalhadores
  • Participar do Plano de Emergência
  • Fornecer informação ao pessoal e fornecer instrução de segurança contra incêndio.

 

A Iaco possui vários clientes que fazem treinamentos com suas equipes de brigadistas, com o objetivo de trocar informações e conhecimentos e preparar os profissionais para quaisquer eventualidades. O curso ministrado busca educar e preparar os trabalhadores para lidar com possíveis situações de emergência. Essa capacitação é totalmente direcionada à segurança na mineração, oferecendo instruções de primeiros socorros e domínio de equipamentos de segurança contra fogo.

 

Acidentes de mineração no Brasil

Os registros de incidentes na área de mineração brasileira são maiores do que outras atividades exercidas no país. Dados da previdência social mostram que a diversidade de problemas que envolvem a indústria mineradora fez até mesmo com que a NR-22 (Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração) fosse reformulada, para trazer normas para diminuir a abrangência de riscos oferecidos por essa atividade.

 

Portanto, o treinamento da Iaco, de acordo com a NR-23 (Proteção contra Incêndios), é mostrar que a responsabilidade de uma equipe de Brigada de Incêndio é justamente seguir as regras e avaliar situações de risco, garantindo a segurança dos funcionários e dando o primeiro passo para combater um incêndio ou desastre, sinalizando e assegurando a integridade física de todos até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *