Treinamento para operador de empilhadeira

A importância do treinamento de operadores de empilhadeiras

Como toda profissão, a função de operador de empilhadeiras necessita de treinamento.

O curso permite que o profissional realize uma operação segura com as máquinas a partir do conhecimento de manuseio e movimentação dos equipamentos.

Além de proporcionar o conhecimento de técnicas de segurança no trabalho que envolvem esse setor.

Com o curso de operar de empilhadeira, o trabalhador deverá estar ciente com os riscos associados a cada máquina.

Todo trabalhador que opere máquinas que tenham como função transportar cargas deve passar por um treinamento anual para revalidar a sua licença como operador de máquinas.

Além disso, deve estar com os seus exames médicos em dia.

Os cursos de operar empilhadeiras devem oferecer a capacitação para operação de máquinas de maneira segura.

Em sua legislação devem conter aulas teóricas e práticas a fim de permitir a carteira de habilitação adequada para que o operador possa realizar um trabalho seguro.

Nos cursos são abordados noções sobre legislações de segurança e saúde no trabalho e conhecimento sobre acidentes e doenças recorrentes ao manuseio da máquina e demais equipamentos desse setor.

Aprende-se também sobre medidas de controle e de risco para conseguir operar a máquina com segurança. Além de obter conhecimento sobre regulação e manutenção desses equipamentos com segurança.

Aborda-se também sobre os procedimentos em situação de emergência e noções primeiros socorros em casos de acidentes.

O trabalhador também deve ter ciência das Normas Regulamentadoras (NR) que ceram a sua ocupação.

Essas normas tratam-se de um conjunto de requisitos e procedimentos relativos a segurança do trabalho. As que envolvem o cargo de operador de empilhadeira são as NR11 e NR12.

Na área de NR11 o profissional será capacitado sobre a movimentação, manuseio e armazenamento de materiais com o objetivo de fornecer instruções e procedimentos para operar a empilhadeira de forma segura e eficiente.

Podendo assim, evitar acidentes durante a execução do trabalho e também preservar as boas condições do equipamento. E também sobre os conceitos da NR12 que prescreve em sua legislação a capacitação que deve ocorrer antes que o trabalhador exerça a função e a regulamentação de carga horária mínima para a realização de atividades com segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *