Hábitos que ajudam a evitar acidentes no trabalho

Já parou para pensar que a adoção de determinados hábitos no trabalho implica no aumento da produtividade e até na prevenção de acidentes no trabalho?

Os acidentes podem ocorrer em qualquer atividade, mas existem algumas precauções que podem ser tomadas para minimizar esses riscos. Por isso, a segurança no trabalho deve ser desenvolvida com uma rotina que inclui o cultivo de bons hábitos, afinal é no ambiente de trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo.

Preparamos algumas dicas que irão te ajudar na construção de hábitos que ajudam a evitar acidentes no trabalho, mas antes disso vamos explicar como os hábitos funcionam, afinal de contas, entender esse processo é a chave para a mudança.

 

O Poder do Hábito

O Poder do Hábito é um livro escrito por Charles Duhigg, que estudou o funcionamento e transformação dos hábitos, baseando-se em histórias reais. Sucesso de vendas, a obra aborda a criação e manutenção de hábitos positivos, podendo ser aplicada tanto à vida pessoal, quanto à profissional.

Para adequá-los à segurança do trabalho, entenda que prestar atenção na sua rotina faz toda diferença. Isso porque ao longo da nossa vida, construímos alguns hábitos cotidianos que muitas vezes nem percebemos. Tomar café da manhã, escovar os dentes, almoçar, ir para o trabalho, tomar banho. Mas, por que será que não nos damos conta de tudo isso? É porque todas essas atividades são padrões de comportamentos que repetimos durante muito tempo.

Ao repetirmos esses comportamentos, os hábitos são assimilados, criando um processo de aprendizado e internalizando o conceito. Essas ações inconscientes são repetidas automaticamente com o tempo, devido à eficiência do nosso cérebro, que procura por formas de poupar esforço.

Desse modo, essas ações, sejam elas positivas ou negativas, tem um impacto direto no nosso dia a dia. Elas têm o poder de melhorar ou prejudicar o nosso desempenho.

 

Como Nascem os Hábitos

Primeiro é necessário tomar consciência do comportamento que devemos melhorar, substituindo um hábito negativo por outro positivo.

No livro O Poder do Hábito, o autor explica que um hábito se forma a partir de uma teoria intitulada Loop do Hábito (Deixa + Rotina + Recompensa). No início do processo há uma Deixa, que é um estímulo que manda o cérebro entrar no modo automático e indica qual hábito deve ser usado a partir dali. Isso leva a uma Rotina, que significa a forma como executamos a deixa. Em seguida vem a Recompensa, que ajuda o cérebro a identificar se vale à pena ou não memorizar esse loop para o futuro.

Mudando um hábito

De acordo com o livro, para mudar um hábito, basta seguir os passos abaixo:

  • Identifique o hábito que você pretende mudar: Deixa + Rotina + Recompensa. Mas atenção! É preciso ter total consciência desses passos;
  • Encontre outra rotina que sirva como alternativa, pois um hábito não pode ser eliminado, apenas substituído;
  • Você pode experimentar alterar as recompensas por algo que proporcione mais produtividade no trabalho ou mais qualidade de vida.

Como evitar acidentes no trabalho?

Agora que você já aprendeu como fazer para mudar de hábito, vejamos os hábitos que você pode adotar para evitar acidentes no trabalho. Confira as dicas:

1. Tome cuidado com o manuseio de ferramentas

O improviso pode salvar nos momentos mais inoportunos. No entanto, no dia a dia do trabalho, isso pode ser uma má ideia, principalmente quando envolve ferramentas. Utilizar ferramentas inadequadas para realizar qualquer tipo de atividade pode terminar da pior maneira possível. Portanto, cuidado com as “gambiarras”.

2. Foque na sua rotina de trabalho

Todo trabalho exige atenção, especialmente em cargos que envolvam riscos. É fundamental ficar atento aos fatores do ambiente que podem torná-lo perigoso. Conversas, celulares e até mesmo o cansaço são fatores que podem expor o trabalhador a acidentes. O ideal é que esse funcionário conheça todos os fatores que podem envolver riscos à sua integridade.

3. Mantenha o local de trabalho limpo e organizado

É comum que os acidentes ocorram por falta de organização. Por exemplo, uma caixa deixada no caminho ou uma ferramenta largada no chão. Para evitar acidentes no trabalho, preze por um local limpo e organizado.

4. Confira as máquinas e use os equipamentos certos

Antes de iniciar qualquer tipo de serviço, confira o andamento de todos os equipamentos e veja se estão precisando de calibragem ou se já estão prontos para o uso.

Usar os equipamentos corretos também contribui para a redução dos acidentes no trabalho. Desse modo, nunca improvise luvas, capacetes, etc.

5. Sempre faça uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)

Toda empresa é obrigada a fornecer sem custo os EPIs necessários à execução da atividade. Da mesma forma, o funcionário é obrigado a utilizar o equipamento que está sob sua posse. E é por isso que o uso dele passa a ser de total responsabilidade do trabalhador.

Dentre esses equipamentos estão luvas, óculos, protetor de respiração, protetor auricular, cintos antiquedas, capacetes, botas, entre outros. É importante respeitar as exigências de cada atividade exercida.

O trabalho de prevenção de acidentes no trabalho é fundamental para a empresa e seus colaboradores e sem dúvidas, esses hábitos e boas práticas ajudam a tornar o local de trabalho mais seguro para todos.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse nosso site ou siga a Iaco nas redes sociais: Facebook e LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *