Como organizar uma ferramentaria? Tudo que você precisa saber

As indústrias brasileiras de produção de moldes e matrizes são conhecidas como ferramenteiras.

As ferramentarias são caracterizadas principalmente pelo sistema de produção sob encomenda. Em geral, elas exigem profissionais com elevada qualificação para operar equipamentos, máquinas, software e hardware sofisticados.

Inserida no ramo da metalurgia, a ferramentaria cria, desenvolve e produz ferramentas e peças.

O que é software para ferramentaria?

É uma ferramenta computacional para auxiliar a atividade do orçamento, na qualidade e precisão das informações. Esse tipo de software tem como características a agilidade e precisão quanto aos orçamentos de seus clientes.

O software de ferramentaria acompanha os processos em andamento da produção, com controle de materiais e disponibilidade de cada máquina, e faz detalhamento de cada ocorrência da produção.

Além disso, ele analisa custos previstos e reais da produção.

Como funciona uma ferramentaria?

Com a importação de equipamentos, implantação da siderurgia e das indústrias automobilísticas, no Brasil, o segmento de ferramentaria iniciou-se nos anos de 1950.

A ferramentaria é um ramo da metalurgia que cria, desenvolve e produz ferramentas e peças.

A ferramentaria usa equipamentos de precisão e, por isso, ao usar tais equipamentos, necessita de organização. Dessa forma haverá controle e planejamento, para que toda a empresa se beneficie no uso de ferramentas.

A organização de uma ferramentaria permite ao setor de produção, além de acompanhar a sua valorização real, vida útil e manutenção das ferramentas, necessita desse tipo de coordenação para o desenvolvimento do trabalho.

Como organizar uma ferramentaria?

Como perspectiva do setor de ferramentaria, a inovação tecnológica é uma prioridade.

Portanto, a organização é um elemento primordial para quem quer competir no mercado.

A Gestão da Ferramentaria de uma empresa pode ser realizada de forma terceirizada.

A atividade terceirizada garante, principalmente, mais organização, qualidade e profissionalismo e reduz perdas e investimentos pela empresa.

Vantagens que uma empresa obtém após deixar de forma terceirizada a Gestão de sua Ferramentaria.

Como fazer a Gestão de Ferramentaria?

Ferramentaria

Ao contratar a IACO para gerenciar sua Ferramentaria, a empresa obtém um completo controle de seu estoque de ferramentas através de um Software de Gestão de Ferramentaria desenvolvido pela IACO.

Além disso, a movimentação (empréstimo e recebimento) de todas as ferramentas é devidamente administrada por profissionais qualificados para a atividade e registrada no software de gestão.

A empresa também possui o acesso a relatórios de análises qualitativas e quantitativas sobre a atividade de ferramentaria.

Tudo isso para oferecer ao cliente a perfeita organização de sua Ferramentaria.

Esse tipo de terceirização garante um acompanhamento completo da atividade de ferramentaria, reduzindo ao máximo perdas de ferramentas, danos e investimentos desnecessários.

A empresa também deixará a Ferramentaria nas mãos de quem é especialista no assunto e possui todos os mecanismos para realizar um trabalho de qualidade, podendo, assim, concentrar-se apenas nas tarefas ligadas ao negócio que atua.

5 problemas que o sistema de ferramentaria irá solucionar

As vantagens e funções da gestão de ferramentas são válidas para qualquer tipo de indústria que recorra a operações de máquinas, entre eles estão:

Controle

Controle eficaz do uso prolongado de ferramentas, a fim de evitar desgastes ou aparecimento de defeitos na qualidade do corte e, por vezes, à perda total da ferramenta, além de evitar aumento de custos.

Manutenção preventiva

Implementação metodologia de manutenção preventiva das ferramentas, com recurso de análise e controle do fluxo  do material, uma vez que as ferramentas representam grande parcela do custo do processo produtivo, em razão de seu elevado valor de aquisição, desgaste e necessidade de constante manutenção.

Preservar o estado das ferramentas

Manter em bom estado as ferramentas é essencial para garantir a qualidade do produto final.

Evitar defeitos

O mau funcionamento de uma ferramenta conduz à produção de peças com defeito ou até mesmo irrecuperáveis, e observância da quantidade e o prazo estimado para novas compras.

Processos

Minimizar os distúrbios no processo de produção e o número de peças defeituosas.

Custos

Reduzir os custos gerais com ferramentas por meio de padronização e racionalização.

Quais são as vantagens de um software para uma ferramentaria?

A inovação tecnológica é essencial para redução de custos. Nesse sentido, o software para uma ferramentaria é um recurso fundamental.

A opinião dos fabricantes é muito favorável ao software.

Os projetistas também elogiam os constantes benefícios do sistema.

É possível, por meio do software, antecipar na tela do computador, com precisão e perfeição, o processo de usinagem e a movimentação do molde. Isso proporciona um melhor desempenho, pois o sistema pode prever situações críticas antes da usinagem propriamente dita.

Outro ponto positivo é que esse modelo afina com os sistemas CAD/CAM, usado desde o final da década de 1980.

É muito comum verificar que gerentes usam essa ferramenta, o software, pois ele desenvolve os produtos de uma forma segura, ágil e rápida.

Com as ferramentas de CAD, ele obtém um molde de forma virtual idêntica, seguindo rigorosamente a sua existência na realidade.

O uso do software lhe permite fazer todos os tipos de simulação, tais como a mecânica do molde, verificando se os mecanismos vão funcionar corretamente, desde a injeção, o resfriamento, um eventual empenamento etc. Além disso, o CAD permite integração imediata com outros softwares responsáveis por executar o resto do projeto.

Terceirização da Ferramentaria traz benefícios para a empresa

Contar com uma Ferramentaria terceirizada, controlada por um software de gestão inovador que permite cadastro e monitoramento de todas as ferramentas da empresa, só apresenta vantagens para quem contrata o serviço terceirizado.

A começar pela redução de perdas e extravios de ferramentas, passando pela especialização do serviço, que contará com profissionais qualificados para o trabalho, por fim a empresa lucra com o controle do estoque, podendo identificar onde e com quem estão as ferramentas.

Com o software de gestão de ferramentaria, a Ferramentaria de uma empresa possuirá um controle preciso do estoque de materiais. O controle de estoque dará informações precisas sobre quantidades: disponível, locada ou fora de circulação.

São dados online e que apresentam o confronto constante entre custo de aquisição versus perdas e extravios.

Além disso, o software medirá com facilidade onde está o maior nível de necessidade e as maiores perdas de ferramentas e seus responsáveis.

O software de gestão também possui funcionalidades que garantem a administração precisa da Ferramentaria por parte da empresa.

Com ele, é possível identificar negligências no uso e tomar as medidas cabíveis para reprimi-las, além de controlar o ferramental que foi encaminhado para reparo e melhorar o controle de custo e operacionalização da ferramentarias.

Ferramentaria IACO tem desempenho de sucesso

A IACO desempenha com excelência serviços de terceirização de mão especializada, dentre eles hoje destacamos a
gestão de ferramentaria para área de Mineração  em Minas Gerais/MG e no Rio de Janeiro/RJ.

Ferramentaria IACO
Equipe IACO Ferramentaria

A IACO realiza o gerenciamento de empréstimo e recebimento de ferramentas, gestão de estoque através de um software específico e manutenção das ferramentas manuais e especiais, além de emissão de relatório de análises qualitativas e quantitativas.

São inúmeras atividades que garantem o excelente desempenho da ferramentaria e só trazem benefícios para as empresas contratantes.

“Com a prestação de serviços, nosso cliente pode focar seus esforços na atividade principal, deixando a cargo da IACO todas as responsabilidades da atividade, como seleção, admissão, treinamentos, planejamento, acompanhamento e execução da atividade com agilidade, qualidade e eficiência”, destaca a Supervisora da Ferramentaria IACO, Keila Coura.

Gestão de ferramentaria da IACO

A gestão é feita por um sistema próprio da IACO, desenvolvido sob medida e integrado entre as diversas ferramentarias do cliente, que permite através dos relatórios gerenciais tomadas de decisões assertivas dos gestores, tais como:

  • Custo de aquisição das ferramentas versus perdas e extravios,
  • Relação de devedores;
  • Indisponibilidade das ferramentas;
  • Nível de atendimento nas ferramentarias;
  • Ferramentas mais avarias e utilizadas, por gerência, etc.

Vantagens da terceirização de mão de obra

A parceria entre as empresas garante ao cliente o controle, gerenciamento, a manutenção e a reposição de ferramentas com qualidade, prazo, eficiência e eficácia. Diante desses inúmeros benefícios, é fácil concluir que a terceirização de mão de obra apresenta inúmeras vantagens para quem a contrata.

Confira abaixo os principais benefícios apresentados de forma detalhada e entre em contato para solicitar esse tipo de trabalho em sua empresa:

Foco dos negócios da empresa em sua área de atuação

A organização, ao contratar um serviço terceirizado, elimina as preocupações com serviços secundários e pode dedicar seu tempo ao core business de seu negócio.

Aumento da qualidade do serviço

O serviço terceirizado tem como outra grande vantagem sua especialização, contando com profissionais mais experientes e qualificados. Com isso, os riscos de se obter trabalhos e serviços mal feitos diminuem bastante e as chances de se obter serviços mais profissionais e, por consequência, de maior qualidade, aumentam.

Redução de custos

O serviço é mais qualificado. Com isso, são gerados menos gastos com trocas de funcionários e menos desperdício de máquinas e produtos, e mais capital e lucro são obtidos após determinado tempo, tendo assim maior retorno sobre o investimento.

Otimização do tempo

Com maior especialização e qualidade, além de uma divisão do trabalho feita com maior fluidez, o tempo é melhor utilizado.

Possibilidade de expansão sem grandes investimentos

Com otimização do tempo, redução de custos, aumento na qualidade de serviços secundários e maior foco no principal negócio de sua empresa, é notório que a última vantagem retratada aqui seja a possibilidade de expansão e crescimento de uma empresa que investe em terceirização. Essa expansão tem como diferencial não necessitar de nenhum grande investimento para funcionar, sendo assim algo simples de ser implementado, mas com o potencial de gerar grandes resultados.

Diminua o seu efetivo e torna a sua atividade mais simples, segura com menor custo.

Por meio de um estudo prévio da situação organizacional da sua empresa e análise do segmento de atuação, realizamos a instalação, configuração e manutenção do sistema de forma totalmente personalizada. Entre em contato:

  • E-mail: iacoconsultoria@iaco.com.br
  • Telefone: (31) 3296-3686
  • Endereço: Rua Frei Orlando, 1115 – Caiçaras, Belo Horizonte – MG, 30770-570

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *