DDS trabalho em equipe: o que é e como aplicar?

Você sabe o que é DDS Trabalho em Equipe? Uma das afirmativas mais conhecidas no universo é atribuída ao filósofo grego Aristóteles, que disse: “O homem é um ser social”.  Partindo deste princípio, podemos dizer que ao vivermos em sociedade, precisamos nos relacionar.

No cenário profissional, nutrir um bom relacionamento e desenvolver o trabalho em equipe é de extrema relevância para que os melhores resultados sejam alcançados, não apenas em termos de produção, mas também no que se refere à segurança.

É exatamente neste contexto que o DDS   aplicado em uma empresa. Entenda melhor sobre do que se tratar o DDS Trabalho em Equipe, o que é e como aplicar.

O que é?

A sigla DDS Trabalho em Equipe diz respeito ao Diálogo Diário de Segurança, uma forma extremamente eficiente na prevenção de acidentes no trabalho e que implica diretamente na otimização do trabalho em equipe.

Esta ferramenta serve para informar aos colaboradores da empresa sobre quais medidas de prevenção de acidentes de trabalho serão adotadas no ambiente, mostrando quais os riscos presentes no local.

Por que é importante?

Temos duas normas, encontradas na NR 1.7 e na NR 9.5.2 que dão embasamento à aplicação do DDS Trabalho em Equipe.

#1 NR 1.7 Cabe ao empregador informar aos trabalhadores:

  • os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;
  • os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;

#2 NR 9.5.2:

Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos. 

Desta forma, o DDS é de suma importância, haja vista que se trata de uma série de medidas preventivas que visam propiciar aos trabalhadores, proteção, segurança e consciência de eventuais riscos que poderão correr, porém, munindo-os de conhecimentos e estratégias coma finalidade de evitar a ocorrência de acidentes.

Como aplicar?

Utilizando temas atuais e histórias de impacto que dialoguem com o cotidiano das pessoas, o DDS deve ser aplicado sempre antes do início das atividades, e seu tempo médio deve girar em torno de 20 minutos.

É importante que seja feito um calendário com temas definidos e que o DDS seja registrado, conforme a NR-1.

Dúvidas acerca do DDS Trabalho em Equipe e demais treinamentos sobre segurança no trabalho? A Iaco está aqui para lhe ajudar! Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *