Dicionário de segurança: fique em dia com alguns conceitos

Você sabe qual a diferença entre perigo e risco? E entre acidente e incidente? Se sua resposta é não, pode seguir com a leitura, pois hoje vamos trazer para você alguns significados importantes de conceitos muito utilizados em cursos de segurança e no trabalho diário nas empresas.

 

Perigo x Riscos

 

Os dois conceitos estão ligados, porém risco é a probabilidade ou chance de algo grave acontecer, como lesão ou morte. Já perigo é uma condição que pode causar algo grave. Por exemplo na frase: “Esta área está em risco”, o correto seria usar “em perigo”, pois a condição em que se encontra a área que remete a um perigo e não um risco. Em risco estaria uma pessoa que se encontra naquela área.

 

Acidentes x Incidentes

 

A diferença entre os dois está na consequência do acontecido. Se ocorreu danos a pessoas ou a pessoas é um acidente. Se poderia causar danos, mas não causou, é um incidente.

 

Norma x Regra

 

Parecem iguais, mas no ambiente empresarial as normas são diferentes das regras. A regra é imposta, já a norma é algo estabelecido, como uma lei ou as normas regulamentadoras (NRs). Como regra, podemos utilizar como exemplo alguns pontos exigidos em uma política empresarial, como não usar bermudas no ambiente de trabalho.

 

Eficiência x Eficácia

 

Essas são as palavras que as pessoas têm usado mais erroneamente. Eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas, ou seja,  você será eficiente se realizar seu trabalho sem muitos erros, por outro lado será eficaz se realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado.

 

Ajudou você? Então que tal compartilhar com seus amigos da área?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *