Evite acidentes com máquinas e equipamentos. Conheça a NR-12.

Máquinas e equipamentos em construções e obras são mais do que importantes para a atividade de um trabalhador e, consequentemente, para o sucesso do empreendimento. Como qualquer trabalho exige um conhecimento das ferramentas utilizadas para exercê-lo, é necessário que o trabalhador da construção saiba corretamente manusear tais equipamentos.

 

SERRA POLICORTEA segurança no trabalho em máquinas e equipamentos é o foco na norma regulamentadora 12, a NR-12, que vamos comentar hoje, continuando nossa série de textos sobre os treinamentos de segurança com os conteúdos das normas regulamentadoras.

 

A NR-12 atende a nova conjuntura vivida no Brasil na última década. Um contexto de avanços socioeconômicos que colocaram o país na rota internacional de negócios, em que a indústria desenvolve uma posição de destaque. Diante desse crescimento, as empresas aumentam, cada vez mais, seu portfolio de máquinas e equipamentos a fim de viabilizar sua produtividade. Porém, também é nesse contexto que se desenvolveram novas exigências de segurança do trabalho.

 

Um item importante desta norma é o de proteção de máquinas, que estabelece requisitos gerais para o projeto, a construção, operação e manutenção da atividade com a utilização de máquinas, equipamentos e sistemas que possuem partes móveis que provoquem lançamento ou queda de material / fragmento. Esse item tem como propósito preservar a vida das pessoas, assegurando a integridade física e a saúde dos trabalhadores.

 

As empresas têm percebido que investir em segurança é mais do que necessário para a vitalidade da organização. Qualificar uma equipe na NR-12, por exemplo, evita acidentes de trabalho com equipamentos, perdas patrimoniais e produtivas devido a panes e mau uso dos aparelhos e até multas e outras punições do Ministério do Trabalho. 

 

Faça o curso com a IACO

 

A IACO oferece um curso completo da norma NR-12. Sob a coordenação dos melhores profissionais do mercado, o curso da NR-12 ensina ao trabalhador os riscos associados em cada máquina e equipamento que ele trabalha, destacando os métodos de trabalho seguro, medidas de controle dos riscos com o uso de equipamentos de proteção e ações seguras durante suas atividades de trabalho.

 

Além disso, a IACO oferece uma parte prática de operação de equipamentos, essencial para o aprendizado completo do participante. Precisa de mais razões para escolher a IACO? Acesse nosso site e conheça outros treinamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *