Hidráulica predial, quais atividades estão envolvidas?

Não dá para ficar sem água, não é mesmo? E é graças a hidráulica predial que temos acesso a esse recurso tão importante em nossas casas, apartamentos e em qualquer tipo de edificação.

É o sistema hidráulico, composto por tubulações, conexões e aparelhos, que faz o armazenamento, a distribuição e o escoamento da água em toda a construção. E não só de água, mas também de qualquer tipo de líquido que possamos gerar, sendo assim fundamental para o saneamento básico.

Portanto, em qualquer tipo de construção, deve haver uma atenção especial à hidráulica predial. É necessário um bom projeto, bons materiais e pessoal qualificado para fazer a instalação e a manutenção do sistema hidráulico. Não dá para ficar fazendo gambiarra com algo tão importante!

 

O que é hidráulica predial?

A hidráulica trata sobre a mecânica dos fluídos, ou seja, do escoamento de água e outros líquidos via condutos ou canais abertos. Assim, a hidráulica predial refere-se ao sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água e demais líquidos em uma casa ou qualquer tipo de prédio.

 

Qual a importância da hidráulica predial?

Casas e prédios precisam possuir um bom sistema hidráulico, afim de garantir que haja distribuição de água para as necessidades domésticos e o consumo humano. Também assegura o escoamento de despejos de maneira higiênica, despejadas em lugares adequados.

Um bom sistema de hidráulica predial evita o desperdício de água e permite que a água seja distribuída em quantidade suficiente e com a pressão adequada. Além disso, impede o retorno de águas poluídas nas canalizações de alimentação e ainda funciona como barreira, impedindo a entrada de gases de esgotos, roedores e insetos nos edifícios.

Quais são as principais atividades da hidráulica predial?

A instalação e a manutenção do sistema hidráulico predial abarcam uma série de atividades, que devem ser realizadas por profissionais capacitados, já que envolvem conhecimentos técnicos e até mesmo tarefas perigosas, como o trabalho em altura no caso de desobstrução de calhas em prédios, por exemplo.

A seguir, algumas das principais atividades envolvidas na hidráulica predial:

  • executar serviços de instalações hidro sanitárias e hidráulicas – trocar sifão, desentupir de tubulações, drenos;
  • trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental;
  • realizar checklist diário nos banheiros, identificando itens em não conformidade;
  • troca de vedações de caixas de descarga de bacias sanitárias e suas válvulas;
  • realizar desobstruções de calhas e condutores de águas pluviais periodicamente;
  • manutenção dos equipamentos de desinfecção, sistemas de aproveitamento da água da chuva, válvulas redutoras de pressão, bombas centrífugas e etc;
  • apoio na condução dos materiais e maquinários na lavagem de casa de máquinas e serpentinas;
  • limpeza e desinfecção de reservatórios de água fria e quente, não potável, de filtros mecânicos, ralos, caixas de gordura e etc.

Faça um bom projeto de hidráulica predial

Apesar de ser fundamental por tratar do nosso maior recurso que é a água, e também por direcionar o rejeitos líquidos, nem todos dão o devido valor a hidráulica predial. Como as instalações ficam ocultas, escondidas, às vezes o projeto hidráulico recebe pouca importância e acaba sendo executado na base do improviso e das gambiarras, com materiais de qualidade inferior.

Há uma grande negligência em relação ao projeto e a instalação do sistema hidráulico. Estima-se que 75% das patologias dos edifícios é consequência de problemas relacionados com as instalações, sendo que a grande maioria dessas falhas tem origem no projeto.

Seguir o projeto hidráulico é fundamental para minimizar e evitar erros durante a instalação do sistema.

 

Manutenção do sistema hidráulico predial

A manutenção hidráulica predial tem não só o caráter de reparação, mas, principalmente preventivo, pois com o passar do tempo torneiras, válvulas de descarga, registros, chuveiros e reservatórios de água, dentre outros, podem apresentar problemas que comprometam o escoamento e a distribuição da água e de outros líquidos.

Para verificar se está tudo funcionando de maneira correta, são feitos testes como, por exemplo, de estanqueidade nas caixas de descarga, bacias sanitárias, tubo alimentador predial, fossas sépticas e reservatórios. Ainda, são realizadas todas as verificações possíveis para identificar possíveis vazamentos, empecilhos para o escoamento do esgoto, válvula de alívio, estados dos suportes das tubulações, entre outros.

A avaliação de todos esses itens, bem como a tomada de decisões em caso de identificação de problemas deve ser feita por um profissional capacitado, que irá fazer os reparos necessários priorizando a segurança e o bom funcionamento, tudo isso visando o cuidado com o meio ambiente e a redução de custos com materiais.
Portanto, se você quer fornecer bons serviços de instalação e manutenção de hidráulica predial, capacite seus colaboradores com um conteúdo de qualidade! A Iaco oferece o treinamento em hidráulica, que ajudará sua equipe a realizar todas as atividades de maneira eficiente e segura. Conheça aqui mais sobre nosso curso.

 

Acompanhe a Iaco nas redes sociais: Facebook e LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *