Inspeções de segurança: o que é e como funciona?

O que são inspeções de segurança?

As inspeções de segurança detectam riscos e/ou perigos de acidente e providenciam medidas de controle quando alguns itens estão fora de segurança e qualidade nos setores trabalho.

As inspeções de segurança evitam ou eliminam possíveis riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Por isso, é importante que os responsáveis pelas inspeções procedam de maneira a identificar riscos de baixo, médio e grande porte que poderão causar acidentes.

Quais os tipos de inspeções de segurança?

  • Inspeções gerais
  • Inspeções de rotina
  • Inspeção oficial
  • Inspeções periódicas
  • Inspeções especiais

Curiosidades

Uma perfuratriz ou equipamento de perfuração é uma máquina que realiza perfurações em solo ou rochas com o objetivo de produzir um furo ou poço, de certa profundidade.

Há três tipos de perfuratriz: de grande, médio e pequeno porte:

  • a perfuratriz de grande porte são a SKS (esteira) e 1190 (elétrica). Há apenas duas perfuratriz 1190 na America Latina que se encontram em Itabira MG.
  • a perfuratriz de médio porte T4, tem uma particularidade: nela há duas cabines uma para perfuração outra para locomoção.
  • a perfuratriz de pequeno porte L8 é usada para “fogo secundário” ou rapé.

Erros fatais

No momento da extração com a perfuratriz pode haver deslizamentos durante a extração, assim, exala a poeira mineral, que gera várias doenças ocupacionais, que é o caso da sílica.

O que é NR-22?

Norma Regulamentadora – 22 Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração

Essa Norma Regulamentadora visa à prevenção contra acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e outras formas de acidentes equiparados, isto é, tem por finalidade tornar seguro meio ambiente laboral. E de outro lado, objetivam a saúde física e psíquica e a higiene do trabalhador enquanto indivíduo e parte da coletividade.

Esta norma se aplica a:

a) minerações subterrâneas;

b) minerações a céu aberto;

c) garimpos, no que couber;

d) beneficiamentos minerais e

e) pesquisa mineral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *