O QUE SÃO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS CHECK-LISTS?

 

Procedimento Operacional é um documento elaborado pela organização que consta literalmente o planejamento detalhado sobre as ações necessárias a serem seguidas em uma determinada tarefa.

O Departamento em saúde e segurança do trabalho de uma empresa está cercada por procedimentos operacionais e check-lists.  Os procedimentos operacionais são documentos que definem o planejamento e orientações seguindo um padrão com ações segura, para a execução de determinada atividade, constando todas as informações do equipamento, máquinas e dispositivos, seguindo as normas para que o colaborador evite situações que levam aos acidentes.

Os check list é um documento que lhe permite a verificação passo a passo da tarefa realizada, não deixando assim que deixemos de lado algum detalhe ou etapa daquela tarefa.

PORQUE SEGUIR O PROCEDIMENTO. QUAL O SEU OBJETIVO?

Manter os processos em funcionamento através de uma padronização, evitando desvios nas tarefas, assegurando que as mesmas executadas da mesma maneira, com segurança mesmo que sejam realizadas em períodos e pessoas diferentes.

 

COMO ELABORAR

Os Procedimentos Operacionais devem ser elaborados por profissionais com proficiência no assunto seguindo sempre a legislação de cada atividade/processos (NRs).

Utilizar sempre a linguagem dos colaboradores que irão executar a tarefa, ou seja, uma linguagem simples e objetiva, completo e de fácil entendimento, para garantir assim a sua padronização, evitando interpretações diferentes.

 

QUAL O GANHO PARA O COLABORADOR E PARA A EMPRESA?

Facilita o trabalho em equipe.

Independentemente do tempo de contratação de cada colaborador, os mesmos realizarão a  tarefa com a mesma produtividade e  padrão estabelecido. Neste caso, os procedimentos devem ser descritos minuciosamente, passo a passo, para cada atividade, sem perder a qualidade e a segurança necessária.

 

ATENDIMENTO A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Toda a organização deve estar atenta a uma rigorosa supervisão com objetivo de acompanhar se este documento está sendo seguido, atendendo a legislação e garantindo assim que toda a equipe mantém o mesmo padrão de segurança estabelecido.

 

QUANDO PROMOVER REVISÕES NOS PROCEDIMENTOS?

Os Procedimentos devem passar por revisões periódicas e caso haja necessidade podem ser realizadas as alterações nos processos com os devidos registros nos mesmos. Após a revisão, caso tenha havido alguma alteração as mesmas devem ser amplamente divulgadas e os colaboradores treinados no novo procedimento.

 

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