Prevenção de riscos para equipamentos móveis

Os incidentes com equipamentos móveis são uma triste realidade no Brasil. A cada ano são identificados números significativos de erros no que diz respeito à segurança do trabalhador em equipamentos móveis. O movimento em favor da segurança do trabalho neste setor busca eliminar os riscos por meio de proteção. E a eliminação destes riscos de incidentes com equipamentos móveis constitui a base de todo programa de segurança.

O grande número de lesões graves que são causadas pelo erro de utilização de equipamentos móveis é perfeitamente evitável. Mas a prevenção de riscos relacionados a esses equipamentos apenas poderá ser eficaz por meio de treinamentos de qualidade.

A proteção adequada dos equipamentos móveis aliada aos treinamentos de qualidade pode melhorar significativamente a produtividade e aumentar a eficiência dos trabalhadores, sem acidentes e lesões. A capacitação em segurança para equipamentos móveis da Iaco é fundamental para os operadores, porque aborda uma descrição e identificação dos riscos associados com cada equipamento e as proteções específicas contra cada risco.

De acordo com a NR22, a Iaco estabelece uma política de aprendizagem para os trabalhadores que aborda as técnicas de funcionamento das proteções. e como e por que elas devem ser usadas.  O treinamento é direcionado aos profissionais que executam atividades referentes à pré-operação, operação e manutenção relacionadas ao manuseio e condução de equipamentos móveis. Esses equipamentos podem ser escavadeiras, pás carregadeiras, tratores de esteira/pneus, moto niveladoras, motoescreiper, retro escavadeiras, caminhões fora de estrada, caminhões book/caçamba.

O treinamento de prevenção de riscos em equipamentos móveis da Iaco aponta que:

1. A proteção do equipamento deve impedir que as mãos, braços ou qualquer parte do corpo ou vestimenta do trabalhador entre em contato com as partes móveis perigosas.
2. As proteções e dispositivos de segurança precisam ser de material durável para suportar as condições de uso, sendo firmemente afixados à máquina.
3. A proteção deve assegurar que nenhum objeto caia nas partes móveis, para que não venha danificar o equipamento ou se tornar um projétil que possa causar ferimento.
4. Os sistemas de alimentação automática, como robôs, podem ser usados como proteção, desde que o movimento de seus braços não represente riscos aos trabalhadores.
5. As proteções que dificultam os trabalhadores de executar normalmente suas atividades devem rapidamente ser desconsideradas e deixadas de lado.
6. Os trabalhadores devem participar de algum modo das diferentes etapas de um projeto de implantação. A participação é a garantia da efetividade e do cumprimento eficaz de uma finalidade.

One thought on “Prevenção de riscos para equipamentos móveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *