AVA: O que é um Ambiente Virtual de Aprendizado e seu impacto na aprendizagem do aluno nos Treinamentos Obrigatórios de Saúde e Segurança do Trabalho

Receba conteúdos exclusivos no seu E-mail

Muito se fala no termo AVA nas conversas sobre EaD, cursos online, plataformas de ensino e treinamentos, correto? Mas você sabe quais os impactos positivos que o Ambiente Virtual de Aprendizado pode trazer para a jornada de aprendizado do aluno nos Treinamentos Obrigatórios de Saúde e Segurança do Trabalho?

Afinal, o que significa AVA?

AVA, nada mais é, do que as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Como o próprio nome diz, o AVA é um ambiente virtual desenvolvido para potencializar o aprendizado do aluno e tem como objetivo principal fazer a distribuição e dinamismo dos diversos conteúdos e objetos de ensino para os treinamentos e cursos na modalidade de ensino a distância (ONLINE)

Podemos fazer um paralelo com uma grande sala de aula virtual, ambiente que permite a interação entre pessoas e conteúdos, sendo justamente essa interação a grande responsável pelo aprendizado. Uma experiência interativa para gerar engajamento e aprendizado eficaz do aluno.

Mas por que o AVA é imprescindível para validar os treinamentos legais (Normas regulamentadores) realizado de forma online (100% Digital) ou na modalidade Semipresencial?

Sabemos que por conta das recentes mudanças na legislação, com a publicação da Norma Regulamentadora 01 em 30 de Julho de 2019, por força da Portaria 915 possibilitou a realização de treinamentos EaD (modalidade de Ensino a Distância) e semipresencial na área de Saúde e Segurança do Trabalho. No seu Anexo I, fica estabelecido todos os requisitos operacionais, administrativos, tecnológicos e de estruturação pedagógica para que seja ministrado os treinamentos a distância ou semipresenciais nessa área.

No tópico dos Requisitos Tecnólogicos, a Norma é clara ao dizer: “Somente serão validadas as capacitações realizadas na modalidade de ensino a distância ou semipresencial que seja executadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem apropriado à gestão, transmissão do conhecimento e à aprendizagem do conteúdo”

Logo, visando a valorização da vida do trabalhador, o legislador foi extremamente cauteloso e assertivo ao regulamentar a modalide EaD para a área de Saúde e  Segurança do Trabalho, uma vez que tornou a utilização do AVA obrigatória, que aliada à outros recursos tecnólogicos permite engajar o aluno com foco no aprendizado, além de uma gestão eficiente da jornada do aluno, por meio das seguintes praticas:

  • Sistema de Avaliação do Aluno
  • Gestão de Relatórios de performance e engajamento do aluno com o conteúdo;
  • Interação do conteúdo; aluno, tutor e professores;
  • Acesso ao conteúdo por dispositivos móveis
  • Flexibilidade de horários;
  • Aprendizado no tempo do aluno e não da turma;
  • Ferramentas Tecnólogicas que auxiliam na certificação da aprendizagem do aluno
  • Disponibilização de materiais extras

Nos tempos de isolamento social que vivenciamos nos últimos meses, uma Plataforma de Ensino EaD que atenda aos requisitos da Nr 01, com foco na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), tem sido uma grande aliada das empresas, que não mais precisam aguardar a retomada das atividades operacionais para capacitar o seu time de colaboradores com total segurança.

Para conhecer mais do Portal EaD IACO, compartilhamos todos os caminhos para que você possa viver essa nova experiência com o seu time, cuidando de vidas com segurança e credibilidade

Clique aqui e conheça nosso catálogo de cursos e aqui para acessar nossos planos de assinatura.

Fale com nosso especialista

Conheça outros tópicos

Conteúdos Relacionados