Por que usar a realidade virtual em treinamentos corporativos?

WhatsApp Image 2022-04-24 at 19.55.15
Receba conteúdos exclusivos no seu E-mail

Ainda não incluiu a realidade virtual nos treinamentos da sua empresa? Descubra já como usá-la! 

A realidade virtual é uma tecnologia que permite a criação de ambientes virtuais bastante verossímeis, permitindo que o usuário interaja com ambientes digitais realistas. Quando surgiu, foi logo adquirida pelos mercados de jogos e lazer. O jogador não precisaria mais olhar para a TV ou computador para interagir com o jogo – com a realidade virtual, passou a ser possível estar dentro do jogo, trazendo os cenários para dentro de casa. 

Os dispositivos se desenvolveram e a tecnologia tornou-se mais barata. Com isso, as empresas passaram a usar a realidade virtual para tornar a gestão dos negócios mais acertada e moderna. No marketing, passou a ser possível que o cliente interagisse com o produto ou serviço de uma empresa; no RH diversos apps auxiliam colaboradores com conteúdos interativos de Mindfulness. Mas um uso que tem ganhado mais difusão nos últimos tempos é  a realidade virtual para treinamentos corporativos. Quer saber como e por que utilizá-la em seus treinamentos? Então siga a leitura.

Como usar a realidade virtual em treinamentos corporativos?  

Aliadas aos treinamentos de caráter prático, essas práticas de realidade virtual permitem criar ambientes digitais para que seu funcionário possa vivenciar cenários de riscos e entender, mais claramente, como reagir nessas situações. 

Usando óculos de realidade virtual e ambientes de 360º, o colaborador pode, por exemplo, caminhar por um canteiro de obras e ir identificando riscos e formas de contorná-los. Um outro uso é a simulação de máquinas e equipamentos de trabalho, em que o funcionário manuseia virtualmente essas ferramentas e pode entender com mais detalhes o seu funcionamento. É conhecimento técnico aliado a uma educação inovadora!

Quais as vantagens dos treinamentos corporativos em realidade virtual?

  1. Engajamento dos funcionários

Sabemos que os treinamentos corporativos são essenciais para inserir os colaboradores na empresa e, portanto, precisa ser mais do que uma formação técnica – é preciso engajar. Com a realidade virtual, a experiência torna-se mais estimulante e até divertida. 

Além disso, é possível estabelecer uma gamificação: através de objetivos e metas dadas nos treinamentos, os colaboradores podem ir somando pontos e disputar posições em um ranking. Tudo isso para estimular uma competição saudável que conecta as pessoas e torna o treinamento ainda mais eficaz. 

O Google Cardboard é um bom exemplo de uma tecnologia de realidade virtual nesse sentido: ele oferece um jogo virtual com contagem de pontos e tempo.

  1. Menores custos e maior aproveitamento

Ao realizar treinamentos práticos sem a realidade virtual, é necessário reunir recursos humanos e utilizar equipamentos reais, o que pode ser bastante custoso. Ao aliar esses treinamentos a treinamentos com realidade virtual, é possível diminuir o número de equipamentos e funcionários, tornando o procedimento menos custoso. Além disso, os deslocamentos para locais apropriados também diminui.

Outra vantagem é o fato de que esses treinamentos corporativos são mais rápidos e, portanto, proveitosos. Tudo isso tornando a experiência mais construtiva e transformadora. Para você ter uma ideia, a rede Walmart, por exemplo, reduziu seu treinamento de oito horas para 15 minutos com a RV, sem abrir mão da qualidade do processo.

  1. Treinamentos em realidade virtual são seguros

Alguns treinamentos de risco mais alto – como o uso de equipamentos muito grandes e complexos, ou simulações de incêndio – podem ser substituídos pela realidade virtual. Ao criar ambientes virtuais verossímeis, o colaborador tem uma experiência bastante similar à real e fica mais à vontade para errar sem medo. Afinal, o erro é uma etapa importante no aprendizado e, estando em um ambiente digital seguro, o resultado torna-se mais acertado. 

Por exemplo, na área da saúde, é possível simular cirurgias meticulosas sem colocar nenhum paciente exposto a riscos.

Na IACO, oferecemos treinamentos corporativos EAD de qualidade e em segurança, que utilizam de forma inovadora os recursos da realidade virtual e soluções 360º. Dessa forma, conectamos conhecimento técnico com inovações educacionais. É mais do que formação técnica: é aprendizado que transforma. 

Entre já em contato!

Fale com nosso especialista

Conheça outros tópicos

Conteúdos Relacionados