Tudo que você precisa saber sobre as NRs e como elas contribuem para o crescimento da sua empresa.

Receba conteúdos exclusivos no seu E-mail

As normas regulamentadoras (NRs) são um conjunto de requisitos e procedimentos que dizem respeito à segurança e medicina do trabalho. Elas asseguram uma gestão eficaz para a empresa, evitando possíveis penalidades previstas em lei.

O conjunto de normas é obrigatório e a certificação deve ser obtida periodicamente. Todos os empregados de empresas privadas, públicas e órgãos administrativos dos poderes legislativo e judiciário devem ser atestados.

Durante a fase de calamidade pública da pandemia a MP 927/2020 interrompeu a obrigatoriedade das NRs. Entretanto, desde a data 28/07/20, a MP perdeu validade e todos os treinamentos não realizados devem ser cumpridos em até 90 dias. Assim, a partir de 28/10/20, as empresas que não estiverem em dia com as normas podem sofrer multas.

Uma boa forma de conquistar os certificados com segurança, bom custo-benefício e em qualquer parte do país é via EAD. O formato é permitido no Brasil mesmo antes da pandemia, e o Grupo IACO segue todos os requisitos do anexo II da NR 1 para que o treinamento seja validado com alto padrão de qualidade. Além disso, a IACO oferece uma plataforma para acompanhar de perto o progresso da equipe.

Como as NRs surgiram e qual o seu verdadeiro impacto na vida dos trabalhadores?

Criadas em 1978 as NRs foram pensadas para garantir a segurança e preservar a saúde dos trabalhadores.

Segundo dados do Ministérios do Trabalho, antes da implementação das NRs, era registrado por ano cerca de 1,4 milhões de acidentes no trabalho, após as NRs o número caiu para cerca de 600 mil. Dessa forma, estima-se que cerca de 8 milhões de acidentes tenham sido evitados e 46 mil vidas tenham sido poupadas.

Benefícios de estar em dia com as NRs? 

A segurança e a saúde dos colaboradores não são as únicas vantagens relacionadas à implementação das NRs. Listamos abaixo mais benefícios:

  • Redução de custos. Ao evitar acidentes e preservar a saúde dos seus colaboradores, a empresa evita despesas como multas, afastamentos, danos em máquinas, etc. 
  • Mais qualidade de vida. Ambientes que promovem qualidade de vida mantêm seus funcionários motivados e produtivos, impactando diretamente na produção e melhorando o atendimento ao cliente. 
  • Retenção dos talentos. Um espaço seguro e saudável para o colaborador é também um espaço que ele quer ficar e construir sua carreira.
  • Melhoria na reputação. Uma empresa segura, com maior produtividade e com uma grande retenção de talentos, é um ambiente ideal para investidores e também uma empresa que gera mais confiança aos seus consumidores.

Quais as NRs existentes hoje?

Até hoje o Ministério do Trabalho já criou 37 Normas Regulamentadoras. Listamos abaixo todas as NRs:

Por que escolher o treinamento em EaD da IACO?

O Grupo IACO atua há 25 anos no mercado de educação com cursos presenciais, semipresenciais e à distância.

Disponibilizamos uma plataforma EAD simples, ágil e intuitiva. Nela é possível acompanhar o progresso dos seus colaboradores, mapeando suas competências e facilitando a rotina de implementação de treinamentos. Ela oferece relatórios para uma visão ampla da evolução da sua equipe.

Os treinamentos são feito por professores especializados e treinados para o ambiente digital. Durante o curso os alunos têm acesso a simuladores de processos práticos que tornam o treinamento próximo de um ambiente real, sendo também mais interativo que facilita o aprendizado.

Quer capacitar seus funcionários agora em algumas das NRs? Fale com nosso especialista clicando aqui.

 

Fale com nosso especialista

Conheça outros tópicos

Conteúdos Relacionados