Recentemente a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia em decorrência do novo coronavírus (COVID-19).
De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão do coronavírus costuma se dar pelo ar ou pelo contato com secreções contaminadas, como:
- Tosse;
- Gotículas de saliva;
- Catarro;
- Contato pessoal próximo (toque, aperto de mão);
- Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de toques na boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir do novo Coronavírus?
Assim como aconteceu com a gripe H1N1, as instruções para prevenir o contágio pelo novo coronavírus é bastante similar a de outras doenças respiratórias. Então, inclua em seus hábitos diários:
- Lavar as mãos com água e sabote (ou álcool em gel) regularmente;
- Cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar (de preferência em um lenço descartável, ou então no antebraço, pois as mãos se contaminam facilmente);
- Se estiver doente, evitar aglomerações;
- Manter os ambientes ventilados;
- Não compartilhar objetos pessoais;
- Evitar toques e contatos físicos próximos (como abraços e apertos de mão).
Além disso, é importante ficar atento para os sintomas do COVID-19. Por se tratar de uma doença respiratórias, eles são bastante similares as gripes comuns e alergias. No entanto, ele também pode causar infecções. Até agora, os principais sintomas são:
- Febre;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar.
Prevenções no ambiente de trabalho
Diversas empresas têm tomado medidas para proteger seus colaboradores, como a possibilidade de home-office e a transferência de reuniões em pessoa para ferramentas de comunicação a distância, como vídeo conferências.
Há, ainda, empresas que impuseram restrições a viagens de trabalho, permitindo-as apenas quando extremamente necessário. Mesmo viagens locais tem ficado restritas a urgências.
Além disso, é recomendado limpar com álcool áreas de trabalho, superfícies e objetos compartilhados com maior frequência, e evitar ir trabalhar se estiver doente. Ainda assim, se for inevitável sair de casa doente, é recomendado usar máscaras cirúrgicas para abafar a tosse e gotículas de saliva.
Disponibilizar álcool em gel 70% em locais de fácil acesso e circulação também é uma medida preventiva contra o novo coronavírus.
Já os trabalhadores da área da saúde devem manter o protocolo padrão com gotículas e contato, que consiste em usar os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) como:
- Máscara cirúrgica;
- Luvas;
- Avental não estéril;
- Óculos de proteção.
Fora isso, a Sociedade Brasileira de Infectologia alerta que esse momento, com a declaração do novo coronavírus como uma pandemia mundial, deve ser de prudência, e não pânico. Portanto, é importante evitar fake News, buscar informações nas fontes oficiais e seguir os conselhos dos órgãos sanitários.
E não esqueça de lavar as mãos com sabão e água corrente. Ou, então, limpá-la com um antisséptico a base de álcool 70%.