Recentemente a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia em decorrência do novo coronavírus (COVID-19).

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão do coronavírus costuma se dar pelo ar ou pelo contato com secreções contaminadas, como:

Como se prevenir do novo Coronavírus?

Assim como aconteceu com a gripe H1N1, as instruções para prevenir o contágio pelo novo coronavírus é bastante similar a de outras doenças respiratórias. Então, inclua em seus hábitos diários:

Além disso, é importante ficar atento para os sintomas do COVID-19. Por se tratar de uma doença respiratórias, eles são bastante similares as gripes comuns e alergias. No entanto, ele também pode causar infecções. Até agora, os principais sintomas são:

Prevenções no ambiente de trabalho

Diversas empresas têm tomado medidas para proteger seus colaboradores, como a possibilidade de home-office e a transferência de reuniões em pessoa para ferramentas de comunicação a distância, como vídeo conferências.

Há, ainda, empresas que impuseram restrições a viagens de trabalho, permitindo-as apenas quando extremamente necessário. Mesmo viagens locais tem ficado restritas a urgências.

Além disso, é recomendado limpar com álcool áreas de trabalho, superfícies e objetos compartilhados com maior frequência, e evitar ir trabalhar se estiver doente. Ainda assim, se for inevitável sair de casa doente, é recomendado usar máscaras cirúrgicas para abafar a tosse e gotículas de saliva.

Disponibilizar álcool em gel 70% em locais de fácil acesso e circulação também é uma medida preventiva contra o novo coronavírus.

Já os trabalhadores da área da saúde devem manter o protocolo padrão com gotículas e contato, que consiste em usar os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) como:

Fora isso, a Sociedade Brasileira de Infectologia alerta que esse momento, com a declaração do novo coronavírus como uma pandemia mundial, deve ser de prudência, e não pânico. Portanto, é importante evitar fake News, buscar informações nas fontes oficiais e seguir os conselhos dos órgãos sanitários.

E não esqueça de lavar as mãos com sabão e água corrente. Ou, então, limpá-la com um antisséptico a base de álcool 70%.