NR-18: Treinamento de segurança na construção civil

A Norma Regulamentadora NR-18, das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção diz o seguinte:

“18.1.1. Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.”

É indispensável que todas as empresas privadas, públicas e os órgãos públicos da administração direta e indireta, dos Poderes Legislativo e Judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT devem obedecer às Normas Regulamentadoras – NR-18, pois elas são relativas à segurança dos trabalhadores da construção civil.

A IACO sabe que a NR-18 é uma das NRs mais importante no contexto da construção civil, uma vez que ela determina as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização.

Nesse sentido, fica estabelecido pela NR-18 a proibição de admissão de trabalhadores ou a permanência de qualquer pessoa no canteiro de obras, sem a devida segurança.

A NR 18 tem a intenção de que o trabalhador tenha:

  • proteção e prevenção em situações de riscos; e
  • garantia à sua  integridade.

O que é treinamento de NR-18?

Como a NR 18 trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil, o treinamento visa estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, com a intenção de criar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na a construção civil.

Treinamento NR-18: conteúdo programático

O treinamento da NR-18 na IACO tem uma carga horária que varia entre 4 a 6 horas.

O treinamento é realizado de acordo com a obrigatoriedade dos itens 18.6.21- 18.28.2 – 18.37.7.4 – 18.14.2.1.

A intenção do treinamento é tratar de conteúdos e instruções que visam garantir a execução das atividades dos trabalhadores da construção civil com segurança, evitando assim acidentes durante o expediente de trabalho.

O treinamento da NR-18 da IACO traz o seguinte conteúdo programático:

  • Informações sobre as condições e meio ambiente de trabalho;
  • Riscos inerentes a sua função;
  • Uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI;
  • Informações sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC, existentes no canteiro de obra.

Vale dizer que o treinamento da NR-18 da IACO é elaborado e validado obedecendo às exigências do Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria de Estado da Educação e do Desporto.

Tem certificado?

O certificado da NR-18 é atribuído ao participante que na avaliação tenha alcançado nota 7.

Em seguida, o participante recebe uma cópia digital do certificado por e-mail logo após a conclusão do curso.

O certificado impresso é enviado pelos correios.

Qual é a validade?

A validade do certificado pode variar, uma vez que, de acordo com a NR-18, há o subitem 18.28.1, que indica que todos os empregados devem receber treinamentos admissional e periódico.

Dessa forma, a periodicidade do certificado vai depender do número de admissões e a necessidade de garantias para a execução das atividades com segurança.

Como mostra o item 18.28.3 da NR-18, o treinamento periódico deve ser ministrado sempre que houver necessário e no início de cada fase da obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *