Como prevenir os acidentes com eletricidade?
A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil vem das hidrelétricas. (A primeira usina termelétrica surgiu em 1883 e em 1889 a primeira hidrelétrica).
O caminho que ela percorre até chegar a nossas casas é por cabos elétricos instalados nos postes e nas torres e é importante que esse caminho seja feito com muita segurança. Acidentes com energia elétrica são muito graves, podendo levar à morte. Por isso, devemos evitar que eles aconteçam.
Por isso que usar métodos de prevenção de sinistros por parte do empregador é fundamental para evitar transtornos tanto para o trabalhador como para a empresa.
Orientação
A Norma Regulamentadora 10 – NR10 estabelece alguns requisitos e condições mínimas coma intenção de efetivar medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Para tanto, é necessário a prevenção de atos inseguros no desempenho do trabalho; larga divulgação das obrigações e proibições que os trabalhadores devem conhecer e cumprir; todo funcionário deve conhecer as punições a que estão sujeitos, caso haja descumprimento das ordens de serviço expedidas; por último, orientar sobre os procedimentos que deverão ser adotados em caso de acidente do trabalho e doenças profissionais ou do trabalho.
Por isso, a preocupação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é com a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, porque o trabalho é a forma do trabalhador viver, daí a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador ser tão importante.
Treinamento
Toda empresa deve promover treinamentos sempre quando há admissão e admissional e com frequência necessária a todos os empregados, para que a prática das atividades diárias seja sempre executada de maneira segura. Não se esquecendo de que tal treinamento deve ser feito dentro do horário de trabalho. O ideal é que o treinamento seja antes do trabalhador iniciar qualquer atividade.
No treinamento devem constar informações sobre condições e meio ambiente de trabalho; riscos inerentes à sua função; uso adequado dos EPIs; informações sobre os EPCs existentes no canteiro de obras.
O que é?
As causas com acidentes com eletricidade são muitas e podem ocorrer de forma direta ou indireta. Há alguns fatores que favorecem os acidentes de trabalho, por isso é fundamental que a empresa crie medidas preventivas para evitá-los.
As causas diretas podem ser falta de treinamento para exercer a tarefa; esquecimento dos procedimentos padrão e falta de sinalização adequada.
Já os fatores diretos em sua maioria são falhas em equipamentos de proteção; explosões de equipamentos e problemas pessoais.
Por que é importante?
Nada é mais importante do que a vida. Por mais que seja difícil prever a falha, a adoção das medidas de proteção nas instalações elétricas, sempre poderá eliminar o acidente em um tempo inferior àquele que possa causar riscos maiores de vida às pessoas e aos animais, ou ao menos minimizar seus efeitos.
Toda empresa deve sempre zelar pela segurança e prevenção de acidentes em projetos, execução e no uso da energia elétrica.