A plataforma elevatória consiste num equipamento constituído por plataforma de trabalho apoiado numa estrutura elevatória. As plataformas devem ser desenvolvidas para dar segurança aos trabalhadores.
10 dicas de segurança
- Evitar contato com galhos para que a plataforma elevatória não fique presa, por isso, usar sempre a proteção contra quedas.
- Observar e avaliar os riscos antes de operar com a plataforma elevatória.
- Certificar de que os trabalhadores, que irão operar a plataforma elevatória, estejam posicionados corretamente antes de iniciar os trabalhos. Esse procedimento evita que os trabalhadores sejam atingidos por objetos e detritos em queda.
- Certificar de que a máquina plataforma elevatória não apresenta danos e que funcione corretamente, além de que haja segurança com a plataforma elevatória.
- É fundamental que os trabalhadores tomem muito cuidado ao deslocarem pela área de trabalho da plataforma elevatória.
- Não trabalhar em terreno inclinado.
- Certificar de que o solo pode suportar a PEMT/PTA em qualquer situação.
- Fazer sempre uso das placas de apoio adequadas debaixo dos estabilizadores/patolas.
- Organizar e administrar áreas para quedas separadas, afastadas da base e da estrutura da PEMT/PTA.
- Tomar as precauções necessárias para proteger o operador da motosserra.
O que é NR 35 – Segurança e Saúde no Trabalho em Altura?
Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda, cabendo responsabilidades para o Empregador e para os Trabalhadores.
Curso de operação de plataforma elevatória
De acordo ao subitem da Norma Regulamentadora no item 35.3.1 mostra que o empregador deve promover programa para capacitação dos trabalhadores à realização de trabalho em altura.
Dessa forma, para garantir a operação segura e evitar incidentes ou danos na máquina, é essencial que todos os operadores sejam submetidos a uma formação/treinamento reconhecida. O curso deve incluir formação e treinamento de teoria e prática, bem como a avaliação realizada por profissional qualificado.
O treinamento é um instrumento que atua na área com a intenção de apresentar todos os riscos e medidas preventivas necessárias para eliminar os acidentes.