Atenção e segurança dos primeiros socorros para uma equipe de Brigada

A Brigada atua preventivamente, evitando situações que causam risco de incêndio.

Além do combate, os brigadistas também atuam nos processos de evacuação de emergência, prestação de socorro e primeiros socorros.

As empresas que têm mais de vinte funcionários devem possuir uma equipe de brigadistas preparados para atuarem em uma situação de emergência.

Tipos de brigada incêndios

  • Brigada de Evacuação.
  • Brigada de Primeiros Socorros.
  • Brigada de Prevenção e Combate de Incêndio.
  • Brigada de Comunicação.

Equipe de brigadistas nas empresas

As Brigadas podem ser multifuncionais, e os brigadistas podem atuar em duas ou mais especialidades, conforme a necessidades da empresa.

Hoje em dia, as grandes empresas possuem uma equipe de brigadistas que são preparados para estarem sempre prontos para atuarem em uma situação de emergência dentro do ambiente de trabalho.

Esse fator é muito importante para preservar a vida e os bens materiais da organização.

Sendo assim, seja para uma situação de incêndio ou para um pequeno desmaio, a equipe está sempre disposta a fazer os procedimentos corretos e especializados de socorro.

A Brigada de Incêndio tem funções como:

  • Realizar e revisar regularmente uma avaliação de risco de incêndio das instalações;
  • Dizer ao pessoal e/ou a seus representantes sobre os riscos identificados;
  • Colocar-se em um lugar e manter as medidas adequadas e apropriadas de segurança contra incêndio para eliminar ou reduzir o risco de à saúde dos trabalhadores
  • Participar do Plano de Emergência
  • Fornecer informação ao pessoal e fornecer instrução de segurança contra incêndio.

A Iaco possui vários clientes que fazem treinamentos com suas equipes de brigadistas, com o objetivo de trocar informações e conhecimentos e preparar os profissionais para quaisquer eventualidades. O curso ministrado busca educar e preparar os trabalhadores para lidar com possíveis situações de emergência. Essa capacitação é totalmente direcionada à segurança na mineração, oferecendo instruções de primeiros socorros e domínio de equipamentos de segurança contra fogo.

As funções da Brigada de Incêndio

A Brigada de Incêndio tem como funções

  • realizar e revisar regularmente uma avaliação de risco de incêndio das instalações;
  • alertar sobre os riscos identificados;
  • manter medidas de segurança adequadas e apropriadas contra incêndio;
  • eliminar ou reduzir situações de risco, preservando a saúde dos trabalhadores;
  • participar do Plano de Emergência;
  • fornecer informação de segurança contra incêndio.
  • auxiliar os trabalhadores a manter a calma em casos de emergência;
  • acionar equipamentos de segurança quando necessário;
  • transmitir  cultura de prevenção de emergências;
  • cumprir voz de alarme em casos de risco, emergência, sinistro ou desastre;
  • apoiar os integrantes de outras brigadas quando necessário;
  • cooperar com os corpos de seguranças externos

Acidentes de mineração no Brasil

Os registros de incidentes na área de mineração brasileira são maiores do que outras atividades exercidas no país. Dados da previdência social mostram que a diversidade de problemas que envolvem a indústria mineradora fez até mesmo com que a NR-22 (Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração) fosse reformulada, para trazer normas para diminuir a abrangência de riscos oferecidos por essa atividade.

Portanto, o treinamento da Iaco, de acordo com a NR-23 (Proteção contra Incêndios), é mostrar que a responsabilidade de uma equipe de Brigada de Incêndio é justamente seguir as regras e avaliar situações de risco, garantindo a segurança dos funcionários e dando o primeiro passo para combater um incêndio ou desastre, sinalizando e assegurando a integridade física de todos até a chegada do Corpo de Bombeiros.

O que diz a NR-23

 

 

A Norma Regulamentadora – NR 23 – Proteção Contra Incêndios – Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78  (Redação dada pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011) diz que:

23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação

estadual e as normas técnicas aplicáveis.

23.1.1 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:

 

  1. a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;

 

  1. b) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança; e

 

  1. c) dispositivos de alarme existentes.

 

23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.

 

23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.

 

23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.

 

23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

Essa Norma Regulamentadora – NR 23 é o norma do Ministério do Trabalho que trata da proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho.

É uma norma que se relaciona com outros dispositivos legais e normativos, como normas brasileiras, as legislações federais e locais e instruções normativas do Corpo de Bombeiros.

No entanto elas são diferentes, de acordo com o Estado onde está a instalação.

 Curso para a NR-23

O conteúdo do curso da IACO está em consonância com as exigências da NBR-14276/2006 que trata do Programa de Brigada de Incêndio.

No curso fica estabelecido os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, de forma a preparar os alunos para atuarem na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros.

O curso visa, sobretudo, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio e reduzir  consequências sociais e, principalmente, sanar ou diminuir os danos caudados ao meio ambiente.

No curso, o aluno irá conhecer:

  • os instrumentos que permitem prevenir e proteger as edificações  contra incêndios;
  • as características dos serviços, dos materiais empregados, dos processos de fabricação; e
  • as soluções mais adequadas a cada situação.

Curso Brigada de Incêndio

O cuidado com a vida de trabalhadores é questão sine qua nom a qualquer empresa, especialmente àquelas nas quais os riscos de acidentes são maiores.

Por isso, a Brigada de Incêndio integra uma legislação.

NR23 – Proteção Contra Incêndios

  • Carga horária: 16 horas.
  • Obrigatório de acordo com as NR 23.1, NR 18.26.5, ABNT 14276.
  • Objetivo: capacitar os trabalhadores a identificar, inspecionar, prevenir e agir em caso de emergências relativas ao combate a incêndios.

Conteúdo programático

  • Combate a princípio de incêndio no local de trabalho.
  • Riscos de incêndio na planta.
  • Comunicação de incidente.
  • Evacuação do local de trabalho.
  • Tratamento de vítimas de princípio de incêndio.
  • Tipos de extintores no local.
  • Uso de extintores

A IACO possui vários clientes que fazem treinamentos com suas equipes de brigadistas, com a intenção de trocar informações e conhecimentos, além de preparar os profissionais para quaisquer eventualidades.

O curso ministrado busca educar e preparar os trabalhadores para lidar com possíveis situações de emergência.

Essa capacitação é totalmente direcionada à segurança na mineração, oferecendo instruções de primeiros socorros e domínio de equipamentos de segurança contra fogo.

Isso porque os registros de incidentes na área de mineração brasileira são maiores do que outras atividades exercidas no país.

Dados da Previdência Social mostram que a diversidade de problemas que envolvem a indústria mineradora fez até mesmo com que a Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração – NR-22 fosse reformulada, a fim de constituir normas para diminuir a abrangência de riscos oferecidos por essa atividade.

Dessa forma, a razão da IACO para oferecer o treinamento, de acordo com a Proteção contra Incêndios-NR-23, é mostrar que a responsabilidade de uma Brigada de Incêndio é seguir as regras e avaliar situações de risco, garantindo a segurança e a integridade física dos funcionários, até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Qual é o valor do curso de combate ao incêndio?

Qual é a carga horária do treinamento de combate a incêndio?

Com a intenção de promover a capacitação dos trabalhadores, informar sobre a identificação, a inspeção, a prevenção e como agir em caso de emergências relativas ao combate a incêndios., o curso está de acordo com as NR 23.1, NR 18.26.5, ABNT 14276.

Se você se identificou, esse curso é para você que quer fazer parte da Brigada de Incêndio.

O curso terá uma carga horária de 16 horas/aula.

Acerca do investimento, por gentileza, entre em contato com a IACO, a fim de obter o orçamento e mais detalhes sobre o curso.

Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência. Politica de Cookies