Um operador de uma máquina como o guindauto precisa conhecer minuciosamente e aplicar todos os procedimentos de segurança durante seu trabalho. Por isso, reforçamos a necessidade de uma capacitação inicial e da reciclagem. No caso da operação do guindauto, a Norma Regulamentadora 11 traz para o treinando todas as regras para operação, inspeção e conservação necessárias para a atividade com o equipamento.
O treinamento em guindauto capacita o operador a atuar de forma correta, segura e eficiente, padronizando todos os procedimentos de trabalho, minimizando os riscos da atividade, evitando acidentes e ainda conservando a máquina.
Qual a diferença entre Guincho, Guindaste e Guindauto?
O Guincho é uma plataforma de auto-socorro rodoviário e todos vemos com freqüência tal equipamento nas estradas, levando automóveis que passaram por alguma dificuldade. Já o guindaste pode ser de três tipos. O primeiro é a grua utilizada para carregar o material da construção civil, o segundo guindaste é mais conhecido por ter uma capacidade maior do que a da grua e é o equipamento abaixo:
Já o terceiro tipo é o conhecido como guindauto e é também um modelo de guindaste veicular, como este:
Além do treinamento de operação, deve-se atentar também para o treinamento de direção preventiva e defensiva na condução destes veículos e ainda a habilitação segundo o Código de Trânsito Brasileiro.