Operar uma empilhadeira é um trabalho que requer treinamento adequado e atenção.
Isso porque, assim como outros veículos com funções específicas que vão muito além da locomoção, a empilhadeira necessita de um condutor ciente de suas particularidades para evitar acidentes de trabalho.
Primeiramente, é importante saber que existe uma regra trabalhista específica para a condução de empilhadeira chamada NR 11 – ou Norma Reguladora 11, voltada para a operação de máquinas com a função de armazenar, manusear e/ou movimentar objetos e materiais.
É fundamental que o trabalhador recorra a um treinamento cujas diretrizes estejam de acordo com essa normatização, e, em contrapartida, que os patrões também ofereçam essa possibilidade a seus funcionários. O treinamento e a estrutura adequados são fundamentais para preservar a integridade do equipamento e evitar acidentes de trabalho graves envolvendo os empregados.
E como operar uma empilhadeira?
A empilhadeira é um veículo extremamente específico, e sua condução requer a preparação adequada, prática, concentração e supervisão de novatos na função.
Os comandos que guiam a empilhadeira estão nas rodas traseiras, e, por isso, é muito fácil perder o contrabalanceamento de equilíbrio do mesmo, já que a forma de distribuição de peso da carga sobre a estrutura do veículo dificulta a habilidade de manter os rumos da direção.
Também é importante ressaltar que é fundamental conhecer a fundo o manual de operação da empilhadeira antes de partir para a prática.
Antes de começar, é imprescindível fazer uma checagem do veículo, analisando os pneus, medidores, informações do painel, controles e os aspectos hidráulicos, garantindo que não há nenhuma alteração significativa que comprometa o funcionamento da máquina.
Em seguida, cheque se o garfo da empilhadeira está configurado de forma correta em relação a carga da vez. Considere o tamanho e o peso do carregamento.
Se necessário, faça ajustes na largura do garfo. Por fim, garanta que seu ambiente de locomoção esteja livre de objetos que possam ser obstáculos, e que tudo esteja iluminado e delimitado de maneira adequada.
Depois desses passos iniciais, a empilhadeira está pronta para começar os trabalhos. Operando os controles, você precisa erguer o garfo, com sua carga já corretamente posicionada sobre ele.
É importante não levantar demais o carregamento. Deixe-o a altura mínima necessária para movê-lo de lugar, garantindo, assim, a estabilidade da empilhadeira. Por fim, ligue o veículo e utilize as alavancas e botões de controle para movê-la de acordo com as suas necessidades.
Controle bem a velocidade, para garantir o equilíbrio das rodas traseiras do veículo. Então, é só guiar sua carga até seu destino final.