A importância do capital humano em uma empresa
Capital humano é capacidade, conhecimento, habilidade, criatividade e experiências que um indivíduo tem e estão relacionados ao poder de inovação e habilidade dos trabalhadores, além dos valores, cultura e a filosofia da organização.
O capital humano nas empresas é mais importante do que os capitais físicos, e é fator primordial para o sucesso das organizações.
Há algum tempo, o lucro financeiro era essencial à organização. No entanto, com as mudanças ocorridas em toda área empresarial, hoje, as organizações se voltam a outro tipo de valor: o capital humano.
É nesse sentido que as organizações, confrontadas pela necessidade de acompanhar as mudanças decorrentes da globalização, empenham-se na valorização do capital humano, com a intenção de reconhecer o potencial de seus trabalhadores para depois alcançar seus objetivos.
Dessa forma, as empresas continuam com uma produtividade qualificada e com diferencial competitivo.
Segundo o professor e especialista em Administração, Chiavenato, é necessário a uma empresa, além de pensar em sua organização, pensar também no capital humano como um fator de fundamental importância.
De acordo com o professor, torna-se mais barato às empresas administrar a inteligência, do que conduzi-la exclusivamente com a força de capital financeiro, o que, na verdade, depende da força humana.
As empresas bem-sucedidas já se deram conta de que é o trabalhador é o motor, aquele que dá resultados às empresas.
É por esse motivo que as empresas estão preocupadas em investir na qualificação do capital humano, por ser ele fator de sucesso para todas as organizações.
Por que acompanhar as atividades operacionais dos colaboradores?
Para aumentar a produtividade de colaboradores, os gestores são fundamentais, uma vez que é responsabilidade deles controlar as tarefas, organizando as atividades que cada equipe desempenha.
Uma equipe bem liderada não faz com que seu gestor perca tempo. Isso porque o gestor é um líder e sabe delegar tarefas de forma adequada, tornando a equipe participativa e autônoma.
Todavia, para delegar é preciso confiança e discrição, além de conhecer os colaboradores.
Dessa forma, o líder sabe mapear as competências de seus liderados e faz uma projeção do quanto pode contar com cada um deles. Por isso, é importante que o gestor saiba planejar, acompanhar a execução e avaliar os resultados.
Para tanto, existem cinco formas para fazer a gestão operacional e cada uma está relacionada a uma categoria de indicadores. São elas:
- a eficácia: observam se os resultados são compatíveis com as metas traçadas para o negócio, por conseguinte se os objetivos são alcançados;
- a eficiência: observam se os esforços de produção relacionados ao uso dos poucos recursos são usados, de acordo com os padrões e referências;
- a qualidade: observam se os funcionários conseguem atender as expectativas, necessidades e desejos de todos os interessados na operação, ou seja, os clientes e os fornecedores;
- a produtividade: observam a relação custo-benefício entre os resultados alcançados e os esforços feitos para alcançá-los.
- a efetividade: observam se o sistema está cumprindo as tarefas, e se os funcionários estão garantindo a competitividade e longevidade do empreendimento.
DTO – Diagnóstico Técnico operacional
Para garantir a excelência em mão de obra especializada, é necessário ter uma gestão completa dos serviços realizados e conhecer seu capital humano Foi pensando nisso, que a IACO desenvolveu um software exclusivo que proporciona às empresas o acompanhamento operacional de seus colaboradores.
O sistema inovador permite aos gestores a administração do desenvolvimento de seus funcionários, indicando a situação atual do nível profissional dos trabalhos realizados. Assim o Diagnostico Técnico Operacional (DTO) irá priorizar e identificar a aplicabilidade imediata dos conhecimentos e habilidades de cada participante na execução das suas atividades (on the job).
Além disso, é interessante destacar que o software é personalizado para cada organização. Através de entrevistas com operadores, mantenedores, gestores e setor de SSMA os instrutores de treinamento da IACO no campo, coletam informações sobre deficiências e pontos de melhoria nas habilidades e conhecimentos do equipamento pelos usuários.
Durante o acompanhamento da atividade, o instrutor IACO busca observar a metodologia, a forma de trabalho, a ergonomia, os vícios, as boas práticas e os demais aspectos que envolvam a operação. Caso ocorra algum vício ou desvio, o instrutor poderá orientar os colaboradores a agirem corretamente, de acordo com os procedimentos operacionais do cliente.