Você já ouviu algumas expressões relacionadas à segurança do trabalho que não entendeu, mas mesmo assim teve que utilizar durante o serviço? Ou ouviu alguma palavra e tentou perguntar algum amigo que não sabia o que significava? Se você responde sim a uma das duas perguntas, a IACO vai te ajudar com uma lista de significados de palavras frequentemente utilizadas no dia-a-dia da segurança do trabalho, principalmente na mineração.
Confira agora o dicionário de segurança na mineração que preparamos para você. Esperamos que lhe ajude a aprimorar ainda mais o trabalho seguro!
Acidente de Trabalho – Aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional ( sendo lesões graves ou simples), podendo ser fatal ou não.
Equiparam-se aos acidentes de trabalho:
1. o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho;
2. o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa;
3. o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa;
4. doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho);
5. doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho).
Agentes de risco físicos – Diversas formas de energia que estão expostos os trabalhadores e que podem o prejudicar durante seu serviço, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.
EPI – Equipamento de proteção individual é qualquer dispositivo ou vestimenta usado pelo trabalhador para se proteger contra riscos, químicos, físicos, biológicos, ambientais dentre outros. São exemplos de EPI’s: respiradores, máscaras, luvas, botas, óculos de proteção, etc.
EPR e PPR – Equipamentos e Programa de Proteção Respiratória.
Mapa de Riscos – Mapa que tem por objetivo indicar os riscos de um ambiente de trabalho. Constitui-se uma planta do ambiente de trabalho, na qual se indicam através de círculos coloridos os diversos tipos de riscos. Os círculos variam de tamanho, sendo tanto maior quanto maior a gravidade do risco indicado.
No mapa de riscos o usam-se as seguintes cores: verde (representa risco físico), o vermelho (risco químico), o marrom (risco biológico), o amarelo (risco ergonômico) e o azul (risco mecânico).
Exemplo de mapa de risco:
NR-22 – É uma norma regulamentadora que padroniza a atuação dos trabalhadores da mineração. O treinamento nesta norma visa capacitar os profissionais que laboram em minerações quanto à prevenção de acidentes e medidas seguras de trabalho.
Operações de Emergência – Um dos principais itens da NR-22 que versa sobre a elaboração de um plano de emergência para a empresa, que inclua diversos requisitos de segurança em caso de incêndios, inundações, explosões, desabamentos, paralisação de energia, acidentes e outras situações de emergência em minas.
Primeiros Socorros – É o atendimento imediato e temporário
(feito antes da equipe de resgate chegar) realizado por pessoa com conhecimento de Primeiros Socorros a um outro que está ferido ou adoeceu. É composto por procedimentos de emergência que devem ser aplicados a vítimas no intuito de manter os sinais vitais até que um profissional médico chegue ao local.