Cada vez mais eficiente e necessário, o Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma das ferramentas de segurança do trabalho mais simples e, ao mesmo tempo, eficientes para uma empresa. Por meio dele, é possível otimizar a segurança dos colaboradores e garantir um ambiente de trabalho seguro e confortável.
Essa medida preventiva, que faz parte da programação dos técnicos de segurança, surge como uma maneira prática de compartilhar informações sobre riscos que podem comprometer a integridade física dos trabalhadores.
O que é Diálogo Diário de Segurança?
O Diálogo Diário de Segurança consiste em pequenos encontros entre a equipe do SESMT e os funcionários, constantes e interativos, que servem para divulgar as medidas de prevenção de doenças e acidentes que deverão ser adotadas.
O principal objetivo do DDS é conscientizar os trabalhadores sobre os procedimentos de segurança ideais para seu trabalho. Por isso, durante o DDS, os trabalhadores também conhecem os riscos que estão presentes em seu ambiente de trabalho.
O DDS pode ser ministrado por diversos profissionais: pelo técnico de segurança, por algum líder de equipe, por um engenheiro de segurança ou por um palestrante convidado.
Como garantir a eficiência do DDS?
A primeira medida a ser adotada para se criar uma rotina de DDS no ambiente de trabalho é informar a equipe sobre o local, horário e principalmente os motivos que levam ao Diálogo Diário de Segurança.
O DDS deve ser realizado sempre antes do expediente. O Diálogo deve oferecer orientações sobre o local das atividades, ferramentas e EPIs que serão utilizados naquele ambiente, abordando também as medidas de segurança que devem ser seguidas por toda a equipe.
Confira algumas dicas práticas:
- O DDS precisa ser rápido, no máximo 20 minutos.
- Os temas do DDS precisam ser atuais e bem interessantes, por isso devem ser apresentados exemplos, histórias cotidianas, com uma linguagem atraente.
- O calendário de encontros do DDS precisa ser fixo em cada turno de trabalho. E deve ser divulgado o assunto de destaque em quadros com intuito de informação permanente, para que todos fiquem bem informados.
- Traga pessoas de outras áreas para falarem de assuntos interessantes. Que tragam o incentivo a responsabilidade no trabalho.
- Deixe o DDS aberto para perguntas ao final e outras interações com o tema.
- O DDS precisa ser registrado, conforme a NR-1. Faça uma lista de presença e anote cada tema que foi apresentado. Isso também evita repetições desagradáveis.
Quais os benefícios do DDS?
Os benefícios do Diálogo Diário de Segurança vão muito além da segurança e bem-estar dos colabores. Essa prática também proporciona:
- melhora na comunicação e divulgação de informações;
- propicia um ambiente mais favorável ao trabalho;
- cria espaço para diálogo entre a equipe;
- aumenta a produtividade no ambiente de trabalho.
A importância do registro
O DDS possui peso documental, e esse é item que justifica que deve ser registrado. Lembre-se, quem faz DDS está informando os funcionários sobre os riscos e cumprindo um item de lei segundo a NR
Registrar também ajuda no gerenciamento do DDS, evita a repetição de temas, permite organizar a ordem dos temas ministrados. O DDS pode até servir como documento de defesa em processos judiciais movidos contra a empresa.
Dúvidas acerca do DDS Trabalho em Equipe e demais treinamentos sobre segurança no trabalho? A Iaco está aqui para lhe ajudar! Entre em contato conosco!