Ao chegar no alto de um edifício ou de uma cachoeira, muitos têm vertigem, tonteira ou fobia.
Se você é um desses, imagina o esforço que faria se tivesse que trabalhar nas alturas?
Conhecendo a norma NR-35, que regulamenta o trabalho em altura, você pode ficar mais tranquilo para realizar esse tipo de serviço, uma vez que ela apresenta todos os processos e regras a seguir para conquistar um trabalho em altura seguro.
O curso da NR-35 oferecido pela IACO visa contribuir para a diminuição do alto número de acidentes de trabalho causados pelo trabalho em altura.
Descuidos durante essa atividade podem levar a quedas, que, consequentemente, podem conduzir a afastamentos.
Acontecimentos assim são muito frequentes durante obras ou manutenções e podem também causar perdas materiais e produtivas para a empresa ou até mesmo multas do Ministério do Trabalho.
Mas uma empresa não precisa se preocupar com essas complicações se estiver com seus funcionários devidamente treinados na NR-35.
Na IACO, os melhores profissionais do mercado, certificados e registrados no Ministério do Trabalho, ensinam aos trabalhadores todas as regras da norma para uma excelente conduta durante o trabalho em altura.
Eles também aprendem a analisar os riscos e condições impeditivas desse tipo de serviço e como reagirem em situações de emergência.
Tudo isso feito com acompanhamento completo para que nenhum participante saia da sala de aula sem conhecer corretamente a norma.
Para que os trabalhadores tenham a garantia de estarem cientes de todos os procedimentos de segurança para trabalhos em altura, a Iaco, em seu treinamento, segue rigorosamente a norma NR-35 (Trabalho em Altura).
Trabalhos em altura
Para realização de qualquer trabalho em altura o supervisor deve certificar-se de que todas as ações foram devidamente planejadas e que serão realizadas por pessoas com proficiência no assunto, treinadas, certificadas e habilitadas para fazê-lo.
Para evitar ou minimizar os riscos durante o planejamento de um trabalho em altura, deve-se considerar o planejamento da tarefa com identificação dos riscos e precauções adequadas.
O procedimento da tarefa a ser desenvolvida deve ser seguido para que a atividade em altura seja realizada, eliminando riscos e evitando acidentes. Alguns pontos devem ser observados sistematicamente.
- Ponto importantíssimo a ser considerado `SE NÃO FOR SEGURO NÃO FAÇA`
- O checklist. da tarefa é um documento fundamental a qualquer atividade
- Utilize sempre os EPI´s identificados para cada tarefa;
- Considere sempre medidas que protejam você e o coletivo;
- Verifique sempre os acessos a serem utilizados durante cada tarefa;
- Sempre que possível evite trabalhos próximos a superfície com pouca sustentação;
- Certificar se todos os envolvidos foram treinados para exercer a atividade;
- Fornecer proteção contra possíveis quedas de objeto durante a atividade em altura;
Não existe operação sem segurança, pense nisso!