A importância do treinamento de operadores de empilhadeiras
Como toda profissão, a função de operador de empilhadeiras necessita de treinamento.
O curso permite que o profissional realize uma operação segura com as máquinas a partir do conhecimento de manuseio e movimentação dos equipamentos.
Além de proporcionar o conhecimento de técnicas de segurança no trabalho que envolvem esse setor.
Com o curso de operar de empilhadeira, o trabalhador deverá estar ciente com os riscos associados a cada máquina.
Todo trabalhador que opere máquinas que tenham como função transportar cargas deve passar por um treinamento anual para revalidar a sua licença como operador de máquinas.
Além disso, deve estar com os seus exames médicos em dia.
Os cursos de operar empilhadeiras devem oferecer a capacitação para operação de máquinas de maneira segura.
Em sua legislação devem conter aulas teóricas e práticas a fim de permitir a carteira de habilitação adequada para que o operador possa realizar um trabalho seguro.
Nos cursos são abordados noções sobre legislações de segurança e saúde no trabalho e conhecimento sobre acidentes e doenças recorrentes ao manuseio da máquina e demais equipamentos desse setor.
Aprende-se também sobre medidas de controle e de risco para conseguir operar a máquina com segurança. Além de obter conhecimento sobre regulação e manutenção desses equipamentos com segurança.
Aborda-se também sobre os procedimentos em situação de emergência e noções primeiros socorros em casos de acidentes.
O trabalhador também deve ter ciência das Normas Regulamentadoras (NR) que ceram a sua ocupação.
Essas normas tratam-se de um conjunto de requisitos e procedimentos relativos a segurança do trabalho. As que envolvem o cargo de operador de empilhadeira são as NR11 e NR12.
Na área de NR11 o profissional será capacitado sobre a movimentação, manuseio e armazenamento de materiais com o objetivo de fornecer instruções e procedimentos para operar a empilhadeira de forma segura e eficiente.
Podendo assim, evitar acidentes durante a execução do trabalho e também preservar as boas condições do equipamento. E também sobre os conceitos da NR12 que prescreve em sua legislação a capacitação que deve ocorrer antes que o trabalhador exerça a função e a regulamentação de carga horária mínima para a realização de atividades com segurança.