Em um país como o nosso, banhado por muita água ao seu redor, é comum que exista uma intensa atividade portuária. O porto é meio de transporte principalmente de cargas e pode estar na beira de um oceano, lagoa, mar ou rio. Nele, o que se encontram são imensas embarcações e trabalhadores atuando no carregamento e descarregamento de cargas, como também como apoio operacional e administrativo nas instalações em terra.
Diante dessa complexidade, é mais do que necessário existirem procedimentos de segurança no local, como toda atividade de trabalho exige. A norma regulamentadora NR-29 surgiu para atender e padronizar as condições de saúde e segurança no trabalho portuário. Todas as empresas do meio são obrigadas a cumprirem a regra, evitando acidentes e doenças profissionais, facilitando os primeiros socorros a acidentados e alcançando as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários.
Um desafio de segurança proposto pela norma e que visa evitar o perigo da insalubridade da atividade portuária.
Antes de tudo: conhecer a regra
Para atender corretamente a NR-29, as empresas portuárias e seus trabalhadores devem conhecer toda a norma para que depois possam aplicá-la devidamente em seu ambiente de trabalho. Por isso, o treinamento é tão fundamental.
A IACO oferece um curso completo com os melhores profissionais do mercado que ensinam tudo sobre a norma NR-29. Durante as aulas, os participantes aprendem principalmente as medidas de segurança a serem adotadas nos portos, tempo de comunicação do acidente, cadastro dos acidentados, necessidade de levantamento das causas das ocorrências e primeiros socorros.
Após o curso, os trabalhadores seguem para o ambiente de trabalho mais conscientes e podem contribuir para a segurança da atividade.